Publicado por Michelle Nogueira

Esse país é considerado como o berço de toda a civilização ocidental. Isso porque foi justamente da Grécia que nasceu a democracia, a filosofia ocidental, os jogos olímpicos, as ciências políticas, a historiografia, a literatura ocidental, as artes cênicas ocidentais (tragédia e comédia) e a base dos grandes princípios científicos e matemáticos.

Características naturais e localização

A Grécia é uma península balcânica que fica no sul da Europa, entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo. Formou-se a partir de tribos nômades, que lá constituíram a pólis, as chamadas cidades-Estado gregas. O litoral é entrecortado e o seu relevo é composto por cerca de 80% de formação montanhosa. Só 28% da terra é arável, ou seja, adequada para o plantio. Essas questões dificultavam o transporte por terra, mas favoreceram o marítimo. O famoso Monte Olimpo é o ponto mais alto do país, e fica na região da Macedônia. O clima grego é composto por três tipos: mediterrânico, alpino e temperado.

Hélade? Por quê?

Esse país europeu também ficou conhecido como Hélade. Isso porque os povos que ali habitavam se julgavam autóctones, descendentes de Heleno, filho de Deucalião, homem que havia conseguido escapar do dilúvio provocado pelo pai dos deuses, Cronos. Os gregos também eram, portanto, chamados de helenos.

Grécia: o berço da civilização ocidental

Foto: Pixabay

Religião

A religião grega era politeísta e humanizada, ou seja, acreditava-se em vários deuses, mas apesar dos poderes divinos, eles também tinham características humanas, e estavam sujeitos a esses sentimentos, como inveja, vingança e amor. A mitologia grega é riquíssima. De acordo com ela, os deuses costumavam se reunir no Monte Olimpo e, de lá, eram comandados por Zeus, responsável pelos outros deuses e pelo céu. Poseidon, seu irmão, era responsável pelo mar e oceanos, e Hades, também irmão de Zeus, pelo mundo inferior.

Haviam outros deuses como Atena (deusa da sabedoria, que inspirou a cidade de Atenas),  Afrodite (deusa do amor), Hermes (mensageiro dos deuses), Ares (deus da guerra), Apolo (deus que comandava a carruagem do sol), entre muitos outros. Também existiam os semideuses, heróis nascidos da união de um deus com um humano.

Atualmente, cerca de 92% da população grega é cristã ortodoxa. As religiões mais importantes da Grécia se dividem em catolicismo, islamismo e protestantismo.

Jogos Olímpicos

Uma curiosidade sobre o surgimento dos Jogos Olímpicos é que eles foram criados em homenagem aos deuses, e daí o nome, que deriva de Olimpo. A primeira edição ocorreu na cidade de Olímpia, em 776 a.C. e ganhou o olhar do mundo. Essa competição perdura até os dias atuais.

Veja mais!