Publicado por Katharyne Bezerra

Nariz entupido, coriza e tosse. Esses sintomas, apesar de também serem da gripe, podem estar relacionados com o resfriado. Muitas pessoas confundem as duas doenças e acabam tentando se recuperar de uma pensando ser a outra. Mas e você, sabe quais são as particularidades que diferem as duas?

Diferenças: Gripe X Resfriado

O que é preciso esclarecer, inicialmente, é o fato de que a gripe não é uma consequência de um resfriado mal tratado. E nesta negação, temos a primeira e grande diferença, uma vez que ambas são doenças causadas por vírus distintos. A primeira é causada pelo vírus influenza, enquanto a segunda está associada a diversos vírus, principalmente o rinovírus e o adenovírus.

Outra diferença está relacionada a gravidade do problema. O resfriado, por exemplo, é menos agressivo ao corpo e, por isso, mais simples e menos duradouro, demora cerca de quatro dias. Já a gripe é mais violenta, podendo levar o paciente a morte, se não tratada corretamente.

Os sintomas além de serem diferentes, aparecem de formas distintas em ambas as situações. Na doença causada pelo influenza, os sinais aparecem subitamente. Já no resfriado, os indícios vão surgindo de forma gradativa.

Gripe não é uma consequência de um resfriado mal tratado

Foto: Pixabay

Mas afinal, quais os sintomas?

No resfriado podemos observar:

  • Nariz entupido;
  • Coriza (secreção no nariz);
  • Tosse;
  • Espirros;
  • Dores leves no corpo.

Na gripe, além desses sintomas que caracterizam o resfriado, surgem também os seguintes sinais:

  • Febre maior que 38,5°;
  • Náuseas;
  • Dores intensas no corpo.

Casos graves

Essas doenças são mais graves em idosos, crianças e pessoas que possuem a imunidade baixa. Os mais novos ainda não possuem a chamada memória imunológica, que consiste no fato de que crianças não têm anticorpos para esses problemas, pois ainda são desconhecidos em seus organismos. Já os mais velhos possuem o sistema de proteção do corpo muito frágil e, por isso, são mais suscetíveis a essas doenças.

Caso a gripe não seja tratada da maneira correta, ela pode prejudicar ainda mais o sistema imunológico, abrindo espaço para problemas mais graves, como a pneumonia.

Como evitar o contágio dessas doenças?

Tanto o resfriado, como a gripe são doenças transmissíveis pelo ar, tendo em vista que elas são causadas por vírus. Para driblar esses dois problemas, algumas dicas podem ser colocadas em prática a exemplo de lavar bem as mãos com água e sabão, deixar ambientes bem arejados, abrindo portas e janelas, evitar ter contato muito próximo com pessoas já adoentadas, ter uma alimentação saudável e equilibrada, tentar ao máximo não ficar em ambientes com grandes aglomerações de pessoas. Além dessas, você pode procurar postos de saúde e vacinar-se contra a doença.

Veja mais!