Publicado por Anna de Cássia

No século XX aconteceram as duas Guerras Mundiais, que envolveram vários países em uma grande batalha e deixou milhões de mortos. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, o mundo viveu uma outra guerra, mas onde não houve lutas armadas ou mortes. Foi mais uma guerra de ideologias e por isso foi chamada Guerra Fria.

Guerra Fria

Foto: Reprodução

O que foi a Guerra Fria?

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que dividiu o mundo em dois blocos: o bloco comunista, liderado pela antiga União Soviética (conhecida como URSS, onde hoje fica a Rússia), e o bloco capitalista, liderado pelos Estados Unidos da América (EUA). Eles se envolveram em conflitos econômicos, políticos, culturais e tecnológicos.

Havia uma rivalidade e uma briga muito grande entre os blocos. As pessoas passaram a viver em um medo iminente de que a qualquer momento poderia se iniciar uma Terceira Guerra Mundial, porém as brigas nunca se transformaram em uma guerra armada. Entretanto, tiveram muitos espiões, tanto nos EUA quanto na URSS, que se infiltraram nos outros países para descobrir sobre as estratégias, as tecnologias e a situação financeira dos rivais, e isso causou muito desconforto.

Como se formaram os blocos?

Era uma guerra diplomática, onde cada bloco tentava mostrar o seu sistema econômico como superior, para assim conseguir fazer outros países juntarem-se a eles. Os EUA e a URSS eram as duas maiores potências econômicas mundiais, e cada uma atraiu vários países para o seu bloco.

Os Estados Unidos, por exemplo, para atrair países para serem seus aliados no bloco capitalista, financiavam a reconstrução dos países que foram destruídos na 2ª Guerra Mundial, dando dinheiro para que eles pudessem reconstruir suas estradas, casas, hospitais, escolas, etc.

A União Soviética também criou algumas políticas para aumentar o bloco comunista. Eles criaram um grupo chamado Kominform que tinha como objetivo fortalecer os laços entre todos os países socialistas do mundo, para assim impedir o crescimento do capitalismo. Daí surgiu uma política anticapitalista chamada de Cortina de Ferro.

O fim da Guerra Fria

Iniciada em 1945, a guerra fria gerou muitos conflitos indiretos e foi a causa da divisão de países como a Alemanha e a Coreia, que até hoje é dividida em Coréia do Norte e Coréia do Sul.

O fim da guerra fria aconteceu em 1989, e foi marcado pela queda do Muro de Berlim, que foi um muro enorme construído em toda a capital da Alemanha, e por várias décadas dividiu a cidade em duas: um lado capitalista e outro lado socialista.

Por fim, a ideologia capitalista conseguiu ganhar da ideologia comunista, a URSS faliu e se transformou em Rússia, e a maioria dos outros países do bloco se transformaram em capitalistas. Os Estados Unidos permaneceu como grande potência mundial.

Veja mais!