Por Prof. Larissa Dutra em 03/07/2014 (atualização: 07/05/2020)

A Guerra Fria (1947 – 1991) foi um período histórico que marcou a disputa de poder entre as duas maiores potências do mundo naquele momento: Estados Unidos e União Soviética (URSS), logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Diferente do que diz o nome, a Guerra Fria não foi uma disputa armada, e sim ideológica, e que colocou o mundo em uma divisão entre capitalismo x socialismo. Esse embate teve como resultado conflitos armados, como a Guerra do Vietnã.

O que foi a Guerra Fria?

Na Segunda Guerra Mundial, Estados unidos e União Soviética lutaram juntos no grupo que se chamava Aliados, contra o nazismo da Alemanha e, em 1945, saíram vitoriosos.

Bandeiras dos EUA e URSS

A Guerra Fria dividiu o mundo em capitalista e socialista (Foto: depositphotos)

No entanto, essas duas potências econômicas eram ideologicamente conflitantes. Os Estados Unidos é uma grande potência capitalista, enquanto a União Soviética era uma grande potência socialista.

A Guerra Fria não foi uma guerra de forças e luta armada, ela não aconteceu nesse campo. A designação “fria” se deu pela ausência de luta armada, tendo sido uma guerra que envolvia a demonstração de poder e expansão de territórios.

Os Estados Unidos faziam campanha e propagandas contra o socialismo, relacionando-o com diversas coisas que faziam com que o mundo o temesse, enquanto que a União Soviética rebatia esses rumores. A ideologia era a maior arma.

Poder bélico

As duas potências demonstravam o seu poder através da compra de armamento e do desenvolvimento cientifico bélico, que resultou em armas nucleares.

Em 1945, os EUA já possuíam a bomba nuclear e, em 1949, a URSS testou o seu primeiro protótipo de bomba, fazendo com que um conflito armado entre as duas potências resultasse em uma catástrofe mundial.

Esse foi um dos motivos que não os fizeram entrar em uma guerra armada.

Expansão de território

Os dois países também buscavam a expansão territorial. Um dos resultados dessa busca foi a criação do Plano Marshall dos Estados Unidos, que consistia no empréstimo de dinheiro a juros baixos para países afetados pela Segunda Guerra Mundial. Isso trouxe grandes aliados para o país.

A URSS proibiu seus parceiros econômicos de se comprometerem com os EUA através do Comecon, uma espécie de contestação ao Plano Marshall.

Esse episódio também foi um dos fatores da criação do Muro de Berlim, já que a Alemanha foi o país mais arrasado pela Segunda Guerra Mundial e estava buscando se recompor economicamente.

Muro de Berlim

Os Aliados eram formados pela França, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética. Quando a Alemanha perdeu a guerra, ela foi dividida entre esses países.

França, Inglaterra e EUA formaram um grupo capitalista e a URSS ficou isolada como única socialista. Essa divisão fez com que a Alemanha fosse separada em dois blocos.

O Muro de Berlim construído pela URSS visava separar a Alemanha capitalista em Alemanha Ocidental, e a Alemanha socialista em Alemanha Oriental. O muro só foi derrubado com o final da Guerra Fria, quase 30 anos depois.

Blocos econômicos

Com a tentativa de se manterem fora de conflitos bélicos, cada potência econômica montou o seu bloco de apoio, criando a OTAN e o Pacto de Varsóvia.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi criada pelos Estados Unidos em 1949, e consistia em manter o compromisso de união militar com os seus aliados contra os ataques que poderiam acontecer da URSS.

A União Soviética criou o mesmo tratado militar com os seus aliados da Europa Oriental, chamado de Pacto de Varsóvia.

E, embora não tenham se confrontado abertamente, EUA e URSS participaram de conflitos importantes durante a Guerra Fria, demonstrando o seu poderio bélico em outras disputas.

Consequências da Guerra Fria

As principais consequências da Guerra Fria estão relacionadas aos conflitos que EUA e URSS participaram.

Guerra do Vietnã

A Guerra do Vietnã aconteceu logo depois da Guerra da Indochina, onde os vietnamitas lutaram pela independência do Vietnã contra a França. A maioria dos vietnamitas eram comunistas. Depois dessa guerra, o Vietnã teve a sua independência e se iniciou uma disputa de poder para o comando no país.

Entre 1959 e 1975, o Vietnã do Norte lutou contra o Vietnã do Sul. Os EUA apoiaram o Vietnã do Sul, enquanto a URSS se aliou ao Vietnã do Norte.

Por mais que os EUA tivessem grande poderio bélico, os vietcongues, apoiados pela URSS, eram guerreiros conhecidos no mundo e venceram a guerra, tornando o Vietnã socialista em 1975.

Guerra da Coreia

A Guerra da Coreia durou dois anos (1951 a 1953) e surgiu depois da Revolução Maoista da China. Após essa revolução, a China se tornou comunista e começou a pressionar a Coreia para que se tornasse socialista.

A região sul da Coreia não aceitou a intervenção comunista e foi apoiada pelos EUA, enquanto que o norte do país foi apoiado pela URSS. O final do conflito se deu com a separação das Coreias, em Coreia do Sul capitalista e Coreia do Norte socialista.

Fim da Guerra Fria

O final da Guerra Fria tem como marco a queda do Muro de Berlim em 1989.

A União Soviética estava passando por um processo de reformulação desde que problemas internos antidemocráticos a enfraqueceram.

Em 1990, Mikhail Gorbatchov, então presidente da potência socialista, fez acordos com os Estados Unidos, dando fim ao conflito e fazendo a transição de União Soviética socialista, para a Rússia capitalista.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A Guerra Fria ocorreu após a 2ª Guerra Mundial.
  • A Guerra Fria foi uma disputa entre os EUA e URSS.
  • A Guerra Fria dividiu o mundo em capitalista e socialista.
  • O conflito não foi armado, mas sim, ideológico.
  • O Muro de Berlim foi construído para separa a Alemanha.
  • A Guerra Fria ocorreu entre 1947 e 1991.

Exercícios resolvidos

1- Qual é o significado do nome Guerra Fria?
R: Guerra fria é o nome que se dá ao período histórico em que EUA e URSS se confrontaram ideologicamente, por isso se chama fria, porque não houve luta armada.
2- Quais eram os países divergentes na Guerra Fria?
R: Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS).
3- Qual a diferença entre EUA e URSS?
R: Os Estados Unidos defendiam a expansão capitalista e a União Soviética a expansão socialista.
4- Quais foram os conflitos que EUA e URSS participaram durante a Guerra Fria?
R: A Guerra do Vietnã e a Guerra da Coreia.
5- Cite um exemplo do porquê que EUA e URSS não se enfrentaram belicamente.
R: O principal motivo que impediu a guerra armada entre EUA e URSS foi o domínio de bombas nucleares das duas potências e que se acionadas, acabariam com o mundo.

*Larissa Dutra é historiadora e professora, com formação pela UNESA do Rio de Janeiro.

Referências

» LOHBAUER, Christian. História das Relações Internacionais II. Editora Vozes, 2005.

» VIZENTINI, Paulo Gilberto Fagundes. “A Guerra Fria”. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (org.). O século XX (Vol. 3). O tempo das crises: revoluções, fascismos e guerras. 3ª ed., Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.