Publicado por Lia Vieira

Nos países ocidentais, em especial nos Estados Unidos a festa é conhecida como Halloween, que é comemorada no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos, no Brasil é conhecido como Dia das Bruxas, comemorado também no mesmo dia. O Dia das Bruxas chegou ao país através da grande influência da cultura americana, através da música, televisão e cursos de inglês.

Halloween

Foto: Reprodução

História do Halloween

A história tem mais de 2500 anos, surgiu através do povo celta, que acreditava que no último dia do verão, os espíritos sairiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos, e como forma de espantar estes fantasmas, o povo celta criava uma decoração assustadora em suas casas, com por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras com formatos de caretas, entre outros.

A comemoração da data foi condenada na Europa durante a Idade Média, por ser uma festa de origem pagã, e assim, passou a ser chamada de Halloween, as pessoas que comemoravam esta data eram condenados pela Inquisição (composta pela Igreja Católica Romana) à fogueira.

Como saída para cristianizar a festa, a Igreja criou o Dia de Finados (2 de novembro), com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval. São símbolos comuns as seguintes figuras assustadoras: fantasmas, caveiras, bruxas, monstros, zumbis, gatos pretos, entre outros personagens de filmes de terror como Frankenstein e Drácula.

Faz parte do ritual de comemoração do Halloween as pessoas se fantasiarem assustadoramente e ir de porta em porta (nos vizinhos) a procura de “doces ou travessuras”, após uma noite recolhendo doces e guloseimas as crianças e adultos retornam as suas casas.

Dia das Bruxas criticado no Brasil

Não faz muitos anos que o Dia das Bruxas é comemorado no Brasil, muitos brasileiros defendem que a data não faz parte da cultura brasileira e por isso deveria ser deixada de lado. O Brasil possui um rico folclore, que muitas vezes não é valorizado, por isso, em 2005 o governo brasileiro criou o Dia do Saci, como forma de valorizar a cultura brasileira, tentando coibir a americanização. No Brasil, o Dia do Saci também é comemorado no dia 31 de outubro, supostamente para competir com o Dia das Bruxas.

No Dia do Saci, as escolas brasileiras retratam a cultura nacional, por meio de histórias, tradições, músicas, cantigas de roda, brincadeiras e poesias.

O Dia das Bruxas também é criticada pelos setores religiosos, em especial a cristã, informando que a origem pagã divulgada entre jovens e crianças não está de acordo com os princípios e valores cristãos, valorizando imagens negativas e contrárias a prática do bem.

Veja mais!