Publicado por Priscila Melo

A língua portuguesa é a nossa língua oficial. Mas ela não é falada apenas em nosso país, você sabia disso? Pois é, a língua portuguesa é falada em outros países também e alguns deles até bem distantes do Brasil. O que você acha de aprender agora mais um pouco sobre a história da língua portuguesa?

História da língua portuguesa

Foto: Reprodução

A língua portuguesa e o Brasil

Como você provavelmente já deve ter estudado nas aulas de história, o Brasil no início era colônia de Portugal e devido a isso, acabaram deixando um pouco da herança cultural, entre as principais o idioma. Com o passar do tempo essa cultura passou a se espalhar por todo o Brasil, tornando a língua portuguesa o principal idioma. O português se tornou um idioma tão comum entre os habitantes que quase não temos vestígios dos outros dialetos que eram usados naquela época.

O início

A língua portuguesa começou a se desenvolver, no oeste da Península Ibérica, a partir do latim (que é considera como a “língua mãe”). O latim era falado pelos soldados colonizadores romanos no início do século III a.c.

Com o passar do tempo o latim passou a se diferenciar das outras línguas romanas.

Quando os romanos chegaram a península Ibérica, no ano de 218 a.c. trouxeram sua língua, que era conhecida como latim vulgar. O latim vulgar era a língua de onde todas as línguas romanas se derivaram.

Os registros de português

Há registros em documentos administrativos do século IX. Nestes registros era possível encontrar várias expressões e frases latinas, esta forma recente de português é conhecida como proto-português e era falada entre os séculos IX e XII.

Em Portugal, no primeiro período do português antigo, conhecido como o período português-galego, que ocorreu do século XII ao século XIV, essa língua passou a ser popularizada como língua de poesia. E em 1920, o rei de Portugal criou a primeira universidade portuguesa em Lisboa e em seguida decretou que o português, que naquele tempo era conhecido como latim vulgar, deveria ser chamado de língua portuguesa. A partir deste momento o uso dessa língua passou a ser oficial.

Onde se fala?

Com os descobrimentos dos portugueses devido ao processo de expansão marítima a língua portuguesa passou a se estender por várias regiões da Ásia, África e América. Vamos ver os outros países que também têm a língua portuguesa como oficial ou dominante?

  • Angola
  • Cabo Verde
  • Guiné Bissau
  • Moçambique
  • Portugal
  • São Tomé
  • Timor Leste

Algumas comunidades falantes de português na Índia, Sri Lanka, Malásia e Indonésia, mantiveram sua língua mesmo depois de se separar de Portugal. O léxico da língua portuguesa ainda está presente em outras línguas como japonês, indonésio, malaio e suaíli.

Veja mais!