Publicado por Tailane Paulino

Você sabe quando foi o primeiro jogo da seleção? Descubra nesse post qual a história da seleção brasileira e algumas curiosidades da seleção ao longo dos anos.

Formada oficialmente em 1914, a seleção brasileira de futebol é uma das mais bem sucedidas do mundo. O time, que surgiu ao mesmo tempo que a Confederação Brasileira de Futebol, a CBF, é a seleção com mais títulos de copas mundiais. Ostentando cinco taças de campeonatos mundiais.

A seleção viveu entre 1958 e 1970 a sua era de ouro, consagrando jogadores como Pelé e Garrincha, que são ovacionados até hoje. Dessa maneira, durante os mais de 100 anos de história a seleção brasileira já teve altos e baixos. Mas, segue invicta na liderança em títulos e participações com copas do mundo.

Seleção Brasileira: História, curiosidades, conquistas e derrotas

A seleção brasileira de futebol foi fundada oficialmente em 1914. Ao mesmo tempo nascia a CBF, antiga Federação Brasileira de Sports. Por outro lado, antes do primeiro jogo oficial houve uma fase chamada de pré-seleção. Nessa etapa equipes combinadas de clubes regionais jogavam contra países vizinhos. 

A seleção brasileira é a única do mundo que já foi classificada para todas as edições da Copa

A seleção brasileira de futebol foi fundada oficialmente em 1914 (Foto: Reprodução | Conmebol)

Essa fase durou de 1906 a 1913. O primeiro jogo oficial da seleção ocorreu no dia 21 de julho de 1914, no campo do Fluminense e foi contra Exeter City, da Inglaterra. A partida terminou com a vitória da seleção brasileira, por 2 a 0. No entanto, alguns jornais ingleses da época noticiaram o resultado como tendo sido um empate. 

Ainda em 1914 o time teve mais dois jogos, os dois contra a Argentina. Um amistoso e um para que fosse decidido o campeão da Copa Roca. Um destes jogos, em 27 de setembro garantiu ao Brasil o primeiro título em uma competição. 

O primeiro título relevante da história da seleção foi conquistado em 1919 em um jogo contra o Uruguai. A partida ocorreu pelo campeonato Sul-Americano, em um estádio construído pelo Fluminense, especialmente para a ocasião.

Uma curiosidade é que o Brasil é o único país do mundo que já foi classificado para todas as edições da copa do mundo.

Veja também: ‘Futebolês’: entenda a linguagem do futebol

Em que ano o Brasil participou da Copa do Mundo pela 1ª vez?

O primeiro jogo do Brasil em uma copa do mundo foi na estreia da competição, em 1930, no Uruguai. Neste primeiro campeonato, a seleção não conseguiu passar da primeira fase, quando perdeu por 2 a 1 para a Iugoslávia.

Na copa seguinte o time também foi eliminado na primeira. Dessa maneira a seleção só foi se recuperar na edição do campeonato de 1938. Nesta edição a seleção terminou em terceiro lugar no ranking geral.

A seleção só foi campeã pela primeira em 1958, na Suécia, quando venceu os anfitriões por 5 a 2. Foi nesse campeonato que teve início a era de ouro da seleção brasileira. Antes disso o país já havia perdido para o Uruguai em casa, na copa de 1950, que foi a primeira após a Segunda Guerra Mundial.

Em 1962 foi a vez de ganhar o bicampeonato, no Chile. O time derrotou os anfitriões na semifinal e conseguiu o segundo título mundial após ganhar da Tchecoslováquia.

Quantas vezes a seleção brasileira ganhou a Copa do Mundo?

A seleção brasileira é a única do mundo a ostentar cinco títulos mundiais. Os títulos foram conseguidos nos anos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Entre 1970 e 1990 a seleção viveu um período de jejum, onde não ganhou nenhum dos torneios mundiais. Em seguida, na copa de 94, na edição da copa nos Estados Unidos, o time apenas conseguiu passar na fase classificatória com sufoco.

No entanto, a seleção trouxe o quarto título mundial para casa. Essa tinha sido a primeira vez que uma seleção foi quatro vezes campeã mundial. 

Qual foi a última vez que o Brasil foi campeão mundial?

O Brasil foi campeão pela última vez em 2002, na copa que foi disputada pela primeira vez em duas sedes, Japão e Coreia do Sul. O Brasil venceu a Turquia em uma disputa acirrada nas semifinais. Logo depois foi para a final, com a atual campeã, Alemanha.

A partida terminou com o Brasil vencendo a final conseguindo, dessa forma, o quinto título mundial.

Veja também: A origem da educação física escolar

Quantas Copas do Mundo tem o Brasil?

A seleção brasileira é a que mais teve participações na Copa Mundial, com 20 aparições até hoje. O Brasil, além de ser o país com mais títulos é o único do mundo que foi classificado para todas as edições do torneio de 1930 até 2018.

As edições do campeonato que seriam realizadas entre 1942 e 1950 foram cancelados, já que foi o período da Segunda Guerra Mundial.

Por que a seleção brasileira é chamada de ‘Canarinho’

O apelido que é usado até hoje em jogos da seleção surgiu em 1954, após um concurso da CBF para decidir qual seria o novo uniforme da seleção. Até este ano, os jogadores usavam roupas brancas e a ideia era que o uniforme do time representasse todo o país.

A camisa escolhida no concurso foi a clássica amarelo-canário, com os nomes dos jogadores em azul. Esse apelido é usado até hoje e se transformou no mascote da seleção brasileira.

Seleção Brasileira e seu elenco

Durante os seus 104 anos de existência a seleção brasileira teve nomes ilustres do futebol em seu elenco. Alguns são lembrados até hoje pela era de ouro que a seleção viveu entre 1958 e 1970. Nomes como Pelé, Garrincha e Zico são ovacionados até hoje pelos fãs do futebol, como os melhores jogadores.

Entre os grandes nomes da seleção brasileira estão Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo e Neymar

Pelé é o grande nome da seleção brasileira de todos os tempos (Foto: Reprodução | NPR)

Outros nomes consagrados que jogaram pela seleção foi Ronaldo, que na copa de 2002 foi apelidado de ‘fenômeno’, Ronaldinho Gaúcho, Rivelino, Romário e Jairzinho.

Para a copa de 2018, a escalação da seleção conta com nomes famosos entre o futebol atualmente, como Neymar e Gabriel Jesus. A seleção, liderada por Tite, foi a primeira a se qualificar para a competição e segue liderando o número de participações em copas do mundo.

A seleção de 2002

O time de 2002, que trouxe para o Brasil o pentacampeonato foi uma seleção marcada por grandes nomes do futebol no país. A seleção contava com Ronaldo ‘o fenômeno’ e Ronaldinho Gaúcho, como atacantes.

Outros grandes nomes do elenco de 2002 foram Kaká, Cafú, Rogério Ceni, Vampeta e Rivaldo. O time venceu a Itália nos pênaltis, nos Estados Unidos.

Veja também: 26 de abril: O Dia do Goleiro

Brasil e o 7×1 para a Alemanha

O Brasil foi derrotado no jogo de semifinal da copa de 2014 em casa, pela Alemanha. A final da partida, que aconteceu no dia 8 de julho deste ano, terminou com uma derrota de 7 a 1 para o time brasileiro.

A derrota, acabou o sonho do hexacampeonato e possibilitou que a Alemanha conseguisse o tetracampeonato em cima de uma vitória contra a Argentina.

Quais países sediarão as próximas copas?

Os sorteios para decidir os países que sediarão as próximas copas do mundo já foram decididos até 2022. Em 2018, a copa acontecerá na Rússia e em 2022 no Qatar. As eliminatórias ocorrem sempre no ano anterior ao torneio e definem quais países irão participar e como os grupos serão formados.  

Veja mais!