Publicado por Katharyne Bezerra

Tomar um café de manhã com um pão de queijo, que de tão quentinho derrete… Só de falar, já é de dar água na boca, não é mesmo? O famoso pão de queijo é uma receita típica brasileira, do estado de Minas Gerais e que depois de uns anos tornou-se efetivamente popular por todo o país.

Mas, você sabe como surgiu a ideia de fazer o pão de queijo? E a composição dessa iguaria tão consumida hoje em dia? Essas e outras dúvidas poderão ser explicadas neste artigo. O Estudo Kids aproveitou e disponibilizou uma receita bem fácil para você preparar o pãozinho na sua casa e aproveitar o sabor desse alimento, que além de saboroso ainda é saudável.

História do pão de queijo

Não é a toa que o pão de queijo é bastante famoso em Minas Gerais, isso porque foi nesse estado onde surgiu a iguaria. Na realidade, o pão de queijo está mais para um biscoito de queijo, uma vez que a massa de preparo é o polvilho e não o trigo. Esse ingrediente foi escolhido devido as opções do século XVIII, pois o Brasil não era um produtor de trigo e, para conseguir esse condimento, era preciso importar, uma prática cara, demorada e que tinha uma qualidade baixa.

História e composição química do pão de queijo

Foto: Reprodução/ internet

Para suprir a falta de trigo e ainda saciar a vontade dos senhores de fazenda daquela época, as cozinheiras passaram a usar o polvilho, massa de origem da mandioca que, por sua vez, era muito cultivada no Brasil. Já o queijo caiu como “paraquedas” nessa receita, pois nesse mesmo período a produção desse petisco ultrapassou os pedidos, o que deixou grande parte da mercadoria parada e endurecendo com o tempo. Para não perder o excesso, as cozinheiras começaram a ralar o queijo e adicioná-lo na receita que fez e ainda faz sucesso na sociedade brasileira.

O que pode ser encontrado no pão de queijo?

Além de saboroso, o pão de queijo também é uma fonte de nutrientes para a manutenção da saúde humana. Por exemplo, é possível encontrar nessa iguaria sais minerais, carboidratos, proteína, lipídios, água e diversas vitaminas. Essa formação é importante para o funcionamento do organismo, na produção de energia, e participa ainda da formação de estruturas musculares e atua como reserva energética.

Receita de como fazer o pão de queijo

Você vai precisar de:

  • Um quilograma de polvilho;
  • Sete ovos;
  • Um quilograma de queijo ralado;
  • 200 mL de óleo de soja;
  • 200 mL de leite;

Peça ajuda de um adulto para levar o óleo de soja e o leite ao fogo, e espere aquecer até levantar fervura. Enquanto isso, despeje em um tigela o polvilho e adicione o conteúdo fervido na massa e mexa bem com uma colher. A parte mais divertida é colocar a mão na massa, literalmente, quando essa não estiver mais quente.

Adicione um ovo de cada vez e vá misturando com as mãos. Depois de ter colocado todos os ovos, é vez do queijo ralado. Misture bem, para que fique uma massa totalmente homogênea. Finalize fazendo as bolinhas do pão do tamanho que você preferir. Ainda com a ajuda de um adulto, leve ao forno em 180 °C e espere assar. Em seguida, é só aproveitar o saboroso lanche.

Veja mais!