Publicado por Priscila Melo

Se você mora na região sul, sudeste ou centro-oeste do Brasil, com certeza já ouviu falar que em alguns períodos no ano o relógio deve ser adiantado em uma hora. Caso não more, pelo menos já deve ter escutado sobre. Isso geralmente acontece devido ao horário de verão. Mas o que é isso? Qual a razão para que isso aconteça?

Horário de verão

Foto: Reprodução

O que é o horário de verão?

O horário de verão é como é chamado o período do ano onde os relógios devem ser adiantados em uma hora no fuso horário oficial local. Isso acontece porque nesse período nas regiões mais distantes da Linha do Equador, o sol dura mais tempo no céu, e com essa medida é possível aproveitar mais da luz natural e economizar com o gasto de energia elétrica, evitando inclusive uma sobre carga na rede.

No Brasil apenas as regiões do sul, sudeste e centro-oeste praticam o horário de verão, o norte e nordeste não utilizam dessa prática por estarem próximos a Linha do Equador, pois usar ou não o horário de verão não faz tanta diferença, uma vez que o sol nessa região não dura mais que o tempo normal durante todo ano.

Horário de verão pelo mundo

O horário de verão não apenas acontece no Brasil, muitos outros países como Estados Unidos da America, México, Itália, Canadá, Rússia, Cuba, Chile, Israel, entre alguns outros, adotam essa prática. E não necessariamente o horário a ser mudado é igual ao do Brasil (adiantar uma hora), dependendo do país o horário pode ser adiantando ou atrasado o tempo necessário que melhor se aplicar a ele. O nome desse período também varia nos demais países. Por exemplo, nos EUA, esse período é chamado de “daylight saving time” que em uma tradução livre significa horários de economia com a luz do dia. Na Itália se chama “Ore legale” significando Hora legal.

Origem

Quando tudo começou, nem energia elétrica existia ainda. O político, inventor e jornalista Benjamin Franklin foi o responsável pela criação dessa ação em 1874, tendo como intuito economizar no uso das ceras das velas que eram usadas para iluminar as casas durante a noite. Mas esta prática só se popularizou realmente após Alemanha e Inglaterra passarem a utilizá-la por volta de 1916 durante o período da I Guerra Mundial. Ambos os países queriam economizar no uso do carvão, devido a guerra, a escassez por matéria prima era notória e está foi uma maneira bastante eficaz e econômica para se economizar materiais.

O horário de verão apenas é usado em um período específico, isso porque ele depende de uma ação da natureza, chamada de solstício de verão. A Terra durante o ano faz o movimento de translação recebendo intensidades diferentes de iluminação do sol por causa do seu eixo inclinado. Isso faz com que em determinado período uma região consiga receber um tempo maior de iluminação natural, proporcionando assim, o uso do horário de verão.

Veja mais!