Publicado por Lia Vieira

O período da Idade da Pedra ocorreu na Pré-História, na qual os seres humanos desenvolviam suas ferramentas com base em pedras, sendo consideradas a tecnologia mais avançada do momento.

Outros materiais também foram utilizados, como madeira, ossos, cornos, cestos, cordas e couro, entre outros, porém, a pedra, em especial as rochas conchoides, como o sílex, quartzo e obsidiana, foram as mais utilizadas para fabricar ferramentas e armas.

Alguns arqueólogos acreditam que o período da Idade da Pedra teve início na África, a dois milhões de anos atrás, de onde surgiram os primeiros objetos criados como armas a partir de rochas.

Idade da Pedra

Foto: Reprodução

Divisão dos períodos da Idade da Pedra

A idade da pedra é subdividida em quatro períodos, sendo eles o Eolítico, Paleolítico, Mesolítico e o Neolítico.

Eolítico:  é considerado o primeiro período pré-histórico, que compreende a cultura humana, dispõem de poucas informações precisas, sendo baseadas em hipóteses e conjecturas. Neste período encontramos o surgimento do Homo Erectus, que viveu cerca de dois milhões de anos atrás, até 300.00 a.C., sendo os primeiros a usarem o fogo. O período Eolítico é conhecido também como Alvorecer da Idade da Pedra.

Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada: considerado a era mais extensa da humanidade, por volta de três milhões de anos atrás, até 10.000 a.C. Neste período os grupos humanos desenvolveram utensílios de chifres de animais e de rochas, usados como meio de proteção e para realizar a caça. Historiadores subdividem este período em Paleolítico Inferior e Paleolítico Superior, por conter um vasto período de atividades humanas.

  • Paleolítico Inferior: ocorreu as primeiras estruturas sociais e foram desenvolvidos os primeiros artefatos pelo homem, como armas de pederneira, objetos de madeira e lascas de pedra. Utilizam o fogo e se enquadravam como nômades.
  • Paleolítico Superior: surgimento do homem de Cro-Magnon, oriundo da Ásia, migrando pela África até chegar na Europa, moravam em cavernas em função do esfriamento do planeta (devido à 4° Era Glacial). Se desenvolveu no continente europeu e possuía qualidades humanoides primitivas, altura de aproximadamente 1,70m, cabeça comprida e maior capacidade cerebral, caçava animais de grande porte através de armadilhas terrestres, comprovando assim sua inteligência superior que os demais. Desenvolveram religiões, e cultivavam o poder feminino da natalidade, sendo as mulheres, seres superiores por gerarem a vida ao engravidar.

Mesolítico: foi um momento de transição do paleolítico para o neolítico, sendo ligado à Era Glacial, que provocou drásticas alterações climáticas em vários continentes. Quando a temperatura global ficou mais amenizada o homem conseguiu desenvolver a agricultura, por volta de 6.000 a.C. O homem passa a utilizar o fogo de forma mais estratégica para espantar animais mais fortes, iluminar as habitações dentro das cavernas, cozinhar alimentos e se proteger do frio. Neste período o homem se torna mais sedentário, permanecendo no mesmo local, também desenvolve a divisão de tarefas entre os sexos, onde o homem cuida da caça e segurança e a mulher dos filhos e da alimentação.

Neolítico ou Idade da Pedra Polida: teve início por volta de 8.000 a.C., com o fim das geleiras e de portentosos animais, o ambiente deu espaço a uma fauna mais parecida com a que temos hoje em dia, os rios, desertos e florestas tropicais se desenvolveram, possibilitando um contato humano mais íntimo com a natureza. Neste período o homem descobre avanços sociais, econômicos e políticos. Grupos são comandados por líderes, geralmente o membro mais velho, mais esperto, ou mais forte. Buscava viver perto dos rios, utilizando da terra fértil para a agricultura. Neste período as primeiras moradias foram construídas e todos trabalhavam coletivamente.

Fim da Idade da Pedra

O descobrimento de técnicas de fundição de minérios, terminou a Idade da pedra, dando início a Idade dos Metais. A transição para o fim da Idade da Pedra ocorreu em 6 mil a.C. e 2,5 mil a.C. O advento da escrita e o avanço na comunicação humana culminaram com o fim deste período, registros mais específicos da evolução do homem, tem início na Era Antiga, onde ocorreram as primeiras civilizações do Egito e da Grécia.

Veja mais!