Publicado por Lia Vieira

A Idade do Bronze foi uma parte do período da Pré-História e Antiguidade onde ocorreu o desenvolvimento da metalurgia do bronze, um liga metálica formada pelo união do estanho com o cobre, requerendo um conjunto de técnicas de produção. O estanho deve ser extraído e fundido separadamente, em seguida, adicionado ao cobre derretido para realizar a liga de bronze. Ela foi um período de uso intenso de metais e de redes de desenvolvimento do comercio.

Idade do Bronze

Foto: Reprodução

Datação da Idade do Bronze

Teve início no Oriente Médio em torno de 3300 a.C., este período foi posterior ao período Neolítico, conhecido também como a última fase da Idade da Pedra. Cada civilização passou a fabricar o metal e a usá-lo em épocas diferentes. Em cada região o processo de fabricação do bronze foi executado de forma diferenciada.

  • Grécia Antiga: o bronze foi fabricado e utilizado em meados do III milénio a.C.
  • Mesopotâmia: o bronze foi fabricado e usado por volta do final do IV milênio a.C.
  • Ásia Central: o bronze foi utilizado no começo do II milênio a.C.
  • China: o bronze foi utilizado no início de 1.700 a.C.
  • Egito Antigo: o bronze foi utilizado por volta de 3.300 a.C.

Principais características

Neste período determinados instrumentos de pedra e cobre foram substituídos por instrumentos de bronze, aumentando assim a produção, em especial da agricultura e a durabilidade destes materiais. Vale apena destacar que o bronze é um material mais resistente e durável que o cobre.

A fabricação de armas de bronze para combates, deixaram o povo que dominava este material com mais poder de conquista e dominação bélica. O uso de artefatos domésticos em bronze, como por exemplo, facas e machados, melhoraram ainda mais a qualidade de execução dos serviços.

O bronze também desenvolveu melhores instrumentos de caça, como lanças, arpões e facões, o bronze também foi utilizado para a criação de objetos artísticos, como estatuetas e máscaras e de adornos, como colares, pulseiras e anéis, entre outros.

Hierarquização profunda da sociedade

Neste período ocorreu a hierarquização da sociedade, tendo em vista a maior disponibilidade de armas, destacando-se a figura do guerreiro, tendo sua importância aumentada, em especial em locais de exploração de minérios.

Ocorre também o desenvolvimento da classe social, durante o Calcolítico, composto por indivíduos especializados na procura, fabricação e comercialização de objetos metálicos. O surgimento de povoados estabelecidos em terras altas, onde se dá especial importância às condições naturais de defesa.

Veja mais!