História

Idade Média: resumão com tudo que você precisa saber

A idade média é o período de transição da história da humanidade entre a idade Antiga e o capitalismo [1], foi um período de muitas transformações sociais, especialmente na Europa.

O início desse novo mundo começa com um intenso processo migratório, em que diversos povos passaram a ocupar o território que antes era conhecido como Império Romano [2] do Ocidente.

As relações sociais de poder como, por exemplo, a existência de um rei, agora eram diferentes. Não existia mais um poder único centralizador, mas vários feudos que continham seus senhores.

Ilustração de aldeia medieval

A Idade Média acontece a partir do século X, logo após a Idade Antiga (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Nesse período, por conta dos dogmas católicos, qualquer desenvolvimento científico era considerado pecado. Por causa da falta desse desenvolvimento, a idade média também ficou conhecida como idade das trevas.

Quais são as principais características da Idade Média?

O que mais diferencia a Idade Média [3] das outras idades é a formação feudal.

O feudo, pedaços de terra onde se tinha a divisão entre lugar de plantio, a igreja e o lugar dos nobres, vai ser a forma de vida econômica dessa sociedade.

Feudos

Divisão de um aldeia medieval

O feudo era uma extensa porção de terra que comportava plantações, aldeia com comércio e igreja, e o castelo da nobreza (Foto: Reprodução | Thing Link)

O feudo era como uma cidade murada, onde havia o castelo com a nobreza, as terras com os plebeus e escravos plantando, e a igreja com o clero (padres, bispos, freiras).

Essa forma de viver só aconteceu durante esse período. Era um sistema tão exclusivo que damos o nome de feudalismo [4]ao sistema econômico da Idade Média.

Igreja

Depois dos feudos, a grande influência da igreja católica na vida das pessoas marca a idade média. Se por um lado a igreja pregava a salvação, por outro ela controlava a sociedade pelo medo do pecado. Se uma pessoa pecasse, ela deveria se confessar para um padre e pagar uma penitência.

É na idade média também que a igreja amplia seu poder, tomando conta de vários feudos e sendo a base da política da época.

Doenças

Roupa de médico para a peste negra

Roupa especial usada pelos médicos que tratavam pacientes com a peste negra (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

Doenças se alastraram nesse período da história. A mais conhecida delas, a peste negra [5], levou mais de um terço da população europeia a morte. Essa doença era transmitida aos humanos através de pulgas e ratos.

Caça às bruxas

Gravura de mulher sendo queimada

As mulheres consideradas bruxas eram queimadas na fogueira (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

A conhecida caça às bruxas também acontecia neste momento. As mulheres solteiras, curandeiras ou que fossem de alguma forma rebeldes eram consideradas bruxas e iam para a fogueira.

Alta Idade Média

A Alta Idade Média é a primeira fase desse sistema econômico e social. Seu período compreende do século X ao XI d. C.

Ilustração com plantação na idade média

A economia era basicamente concentrada na agricultura (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

O Império Romano era o que dominava a Europa [6] até o século X. Com o seu declínio outras formas de governo não centralizadas no imperador surgiram: os feudos.

Foi também nessa fase que a forma econômica agrária se intensificou e a organização em torno da propriedade senhorial tomou forma.

É na Alta Idade Média que uma nova classe social foi criada: a nobreza. Ela era formada por aristocratas, nobres por herança que dominavam as outras classes sociais.

Houve ainda a consolidação do poder da igreja católica a a partir da catequização dos povos germânicos e nórdicos.

Poder da igreja católica

Como o poder político havia se fragmentado entre os senhores feudais, a igreja católica conseguiu ampliar a sua influência de feudo em feudo, conseguindo ser a igreja oficial de toda a Europa.

Foram vários os motivos que fez da igreja católica uma instituição influente e poderosa. A mensagem cristã era cheia de esperança e pregava a salvação eterna e nessa época a fome e as doenças assolavam. Isso fez com que o número de fiéis aumentasse e fosse além dos povos germânicos.

Associado ao crescente número de adeptos, a igreja católica fez muitas alianças com os nobres proprietários de feudos, o que possibilitou o enriquecimento da igreja, já que seus fiéis pagavam dízimos e outros serviços espirituais para a igreja.

Também para demonstrar seu poder, a nobreza doava terras e propriedades para a igreja, fazendo dela a maior detentora de posses da Idade Média.

Baixa Idade Média

A Baixa Idade Média vai do século XI ao XV d. C. e é o período seguinte a Alta Idade Média.

Ilustração das Cruzadas

As Cruzadas foram guerras promovidas pela igreja para converter povos pagãos em católicos (Foto: Reprodução | Wikimedia Commons)

O que diferencia esses dois momentos é que nessa última fase a igreja católica toma o poder como governo único centralizado, promovendo uma guerra conhecida como as Cruzadas [7], em que ela expandia seu território matando os pagãos (todos os que não professavam a fé cristã) e promovia a caça as bruxas.

É também durante esse período que acontece o declínio do feudalismo, ou seja, um novo modo de viver será construído. Principalmente porque as pessoas estão morrendo com a peste negra [8] e a fome.

O que causou o fim da Idade Média?

O fim da idade média acontece com a formação de uma nova classe social que vai questionar a nobreza. Essa nova classe social se chama burguesia e é formada por pessoas que enriqueceram, proprietários de terra que não possuíam títulos de nobreza.

A burguesia financiou a criação de universidades e de desenvolvimento cientifico, o que ia contra o domínio da igreja católica, que por sua vez foi enfraquecendo com os anos, chegando ao fim da idade média já com o seu poder extremamente reduzido.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Feudo é uma propriedade privada que tem como divisão a nobreza, o clero e a plebe;
  • A igreja católica foi a instituição mais importante da Idade Média;
  • O sistema econômico da época se chamava feudalismo;
  • As Cruzadas foram uma guerra promovida pela igreja.

Exercícios resolvidos

(1) Qual foi o nome da guerra promovida pela igreja católica na idade média?
R: As cruzadas.
(2) Como era dividido um feudo?
R: O feudo era dividido entre nobreza, clero e plebe.
(3) O que era o feudalismo?
R: Era o sistema econômico do feudo, constituído principalmente pela agricultura.
(4) Como foi o processo de enriquecimento da igreja?
R: Com o pagamento de penitências dos fiéis e a doação de propriedades pela nobreza.
(5) O que foram as Cruzadas?
R: A guerra promovida pela igreja para a dominação de novos territórios e o afastamento dos pagãos.

*Larissa Dutra é historiadora e professora, com formação pela UNESA do Rio de Janeiro.