Publicado por Priscila Melo

Há lugares na mesma cidade que parecem ter uma temperatura mais agradável que outros. Você já parou para observar isso? Muitas vezes quando estamos no centro das cidades, a temperatura parece estar mais alta, concordam? Só que não é apenas uma sensação, a temperatura realmente fica mais alta em algumas localidades dos centros urbanos.

Ilhas de calor

Foto: Reprodução

Definição

As ilhas de calor são um fenômeno climático que acontece por causa das altas temperaturas em determinadas regiões que são mais urbanizadas. Ou seja, se formos comparar a temperatura de uma mesma cidade, mas em pontos diferentes iremos perceber que nas zonas periféricas a temperatura é mais baixa, já nas zonas que são mais urbanizadas a temperatura fica bem mais elevada.

O que contribui para esse fenômeno

Existem vários fatores que influenciam bastante para que esse fenômeno ocorra. Veja alguns deles a seguir:

  • A ausência de árvores – com uma área mais arborizada a umidade do ar aumenta, fazendo com que as temperaturas fiquem menos elevadas. Nas cidades mais urbanizadas, as árvores são poucas, pois o homem as derruba para construir casas, ruas e prédios, fazendo com que o ambiente se torne mais quente.
  • Menor infiltração dos solos – com todo esse processo de urbanização, boa parte das cidades são asfaltadas e se forem regiões metropolitanas podemos dizer que praticamente toda a região possui o solo recoberto. Com isso a infiltração de água nos solos torna-se quase impossível e isso contribui para que a temperatura fique mais elevada.
  • Maior absorção do calor – nas áreas urbanizadas temos muitas construções, prédios, casas, calçadas e principalmente asfalto, este é o principal vilão, pois o asfalto absorve mais calor do que a terra sem construções. Por absorverem mais calor, consequentemente contribuem para que a temperatura fique mais alta.
  • Construção de prédios – nas áreas urbanas o tipo de construção que mais predomina são os prédios, porém a grande quantidade de prédios em um ambiente menor faz com que a circulação do ar seja menor. Isso faz com que o vento mais fresco não consiga passar por esses locais, aumentando assim a temperatura.
  • Poluição – se você observar, quanto maior a cidade mais poluída ela é. Pois os carros, casas, fábricas e outras coisas mais emitem principalmente gases poluentes, que vão direto para a camada de ozônio, o que faz com que o efeito estufa aumente, gerando assim mais calor.

Algumas cidades que são ilhas de calor

Veja agora algumas cidades muito conhecidas que são ilhas de calor:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Cidade do México
  • Nova Iorque
  • Pequim

Veja mais!