Por Priscila Melo em 28/05/2014

Há lugares na mesma cidade que parecem ter uma temperatura mais agradável que outros. Você já parou para observar isso? Muitas vezes quando estamos no centro das cidades, a temperatura parece estar mais alta, concordam? Só que não é apenas uma sensação, a temperatura realmente fica mais alta em algumas localidades dos centros urbanos.

Ilhas de calor

Foto: Reprodução

Definição

As ilhas de calor são um fenômeno climático que acontece por causa das altas temperaturas em determinadas regiões que são mais urbanizadas. Ou seja, se formos comparar a temperatura de uma mesma cidade, mas em pontos diferentes iremos perceber que nas zonas periféricas a temperatura é mais baixa, já nas zonas que são mais urbanizadas a temperatura fica bem mais elevada.

O que contribui para esse fenômeno

Existem vários fatores que influenciam bastante para que esse fenômeno ocorra. Veja alguns deles a seguir:

  • A ausência de árvores – com uma área mais arborizada a umidade do ar aumenta, fazendo com que as temperaturas fiquem menos elevadas. Nas cidades mais urbanizadas, as árvores são poucas, pois o homem as derruba para construir casas, ruas e prédios, fazendo com que o ambiente se torne mais quente.
  • Menor infiltração dos solos – com todo esse processo de urbanização, boa parte das cidades são asfaltadas e se forem regiões metropolitanas podemos dizer que praticamente toda a região possui o solo recoberto. Com isso a infiltração de água nos solos torna-se quase impossível e isso contribui para que a temperatura fique mais elevada.
  • Maior absorção do calor – nas áreas urbanizadas temos muitas construções, prédios, casas, calçadas e principalmente asfalto, este é o principal vilão, pois o asfalto absorve mais calor do que a terra sem construções. Por absorverem mais calor, consequentemente contribuem para que a temperatura fique mais alta.
  • Construção de prédios – nas áreas urbanas o tipo de construção que mais predomina são os prédios, porém a grande quantidade de prédios em um ambiente menor faz com que a circulação do ar seja menor. Isso faz com que o vento mais fresco não consiga passar por esses locais, aumentando assim a temperatura.
  • Poluição – se você observar, quanto maior a cidade mais poluída ela é. Pois os carros, casas, fábricas e outras coisas mais emitem principalmente gases poluentes, que vão direto para a camada de ozônio, o que faz com que o efeito estufa aumente, gerando assim mais calor.

Algumas cidades que são ilhas de calor

Veja agora algumas cidades muito conhecidas que são ilhas de calor:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Cidade do México
  • Nova Iorque
  • Pequim