Publicado por Débora Silva

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal, uma medida internacional utilizada para calcular se uma pessoa está no seu peso ideal. Desenvolvido no fim do século XIX por Lambert Quételet, o IMC é um método simples e rápido para avaliar o nível de gordura de cada pessoa. É a medida de obesidade adotada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). É importante ressaltar que a obesidade não é a única preocupação, mas também a magreza extrema. Estar muito abaixo do peso ideal traz sérios problemas à saúde, como a anorexia, por exemplo.

IMC – Como calcular o Índice de Massa Corporal?

Foto: Reprodução

Como é feito o cálculo do IMC?

O cálculo do IMC é feito a partir de dois dados: o peso (em quilogramas) e a altura (em metros) da pessoa.

Existe uma fórmula para realizar este cálculo: o IMC é determinado pela divisão do peso do indivíduo pelo quadrado de sua altura.

Observe:

IMC = peso (massa em quilogramas) ÷ altura (em metros)²

Exemplo de cálculo do IMC

É muito simples calcular o seu IMC. Para a melhor visualização de como o cálculo do IMC é feito, observe o seguinte exemplo:

Para uma pessoa com 60 quilogramas de massa e 1,65 metros de altura, a fórmula para calcular o IMC ficará da seguinte maneira:

IMC = 60 ÷ 1,65²
IMC = 60 ÷ 2,72
IMC = 22, 05

A tabela de IMC

O resultado obtido com o uso da fórmula para cálculo do Índice de Massa Corporal é comparado com uma tabela que indica o grau de obesidade ou de magreza do indivíduo.

Confira a seguir a classificação estabelecida pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade:

Abaixo de 18,5 => Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 => Você está em seu peso normal (saudável)
Entre 25 e 29,9 => Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30 e 34,9 => Obesidade grau I
Entre 35 e 39,9 => Obesidade grau II (severa)
40 e acima => Obesidade grau III (mórbida)

Abaixo de 16 é considerado como magreza grave. Como já foi dito, o grau de magreza também é preocupante. Observe que, para o exemplo dado, o indivíduo com o IMC de 22,05 está no seu peso ideal, está saudável.

O IMC ideal

Um IMC ideal indica a quantidade saudável de gordura corporal e está associado a um maior tempo de vida e menor risco de desenvolver doenças graves.

Veja mais!