Publicado por Anna de Cássia

A Independência do Brasil aconteceu em 07 de setembro de 1822 e significa que a partir daquele momento o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal e passou a ter liberdade política e de organização, sendo então um país independente.

independencia-do-brasil

Como aconteceu a Independência do Brasil

A declaração de Independência foi dada pelo então príncipe regente Pedro I, que depois de dar o famoso Grito do Ipiranga, às margens do riacho Ipiranga, transformou o Brasil de colônia a país, e se tornou o primeiro Imperador do Brasil.

Por que aconteceu a Independência do Brasil?

Enquanto o Brasil era colônia portuguesa, era proibido de realizar comércio com qualquer outro país que não fosse Portugal. Essa situação mudou, quando em 1808 a Família Real portuguesa se viu obrigada a mudar-se para o Brasil. O comércio com o exterior foi aprovado, e o Brasil tinha como principal importador a Inglaterra.

Quando a Família Real voltou para Portugal, eles deixaram D. Pedro no comando, que era o filho de D. João, rei de Portugal. Ao chegar em Portugal a corte quis novamente proibir o Brasil de realizar comércio com o exterior, vendendo e comprando apenas de Portugal.

Porém, a nobreza do Brasil não gostou dessa lei que veio de Portugal, pois eles estavam faturando muito com o comércio exterior e não gostariam que o lucro fosse cortado. Começaram então a pressionar D. Pedro para que ele não aceitasse as ordens vindas de Portugal.

Também a Inglaterra teve uma participação importante nesse processo, pois como ela lucrava muito vendendo seus produtos aos brasileiros, incentivou bastante D. Pedro a romper os laços com Portugal, para assim o livre comércio permanecer.

Dia do Fico

Quando D. João ficou sabendo que todos estavam pressionando seu filho a não acatar suas ordens, ele ordenou que D. Pedro retornasse imediatamente para Portugal. A população brasileira reuniu-se e realizou um abaixo assinado pedindo ao príncipe regente que ficasse. No dia 9 de janeiro de 1822 mostraram as assinaturas a D. Pedro e ele declarou que ficaria no Brasil. Esse dia ficou conhecido na história como Dia do Fico.

O grito da independência

Depois que D. Pedro I declarou que ficaria no Brasil, a corte de Portugal enviou outra mensagem solicitando que ele retornasse para a Europa. Na ocasião, D. Pedro estava fazendo uma viagem em São Paulo. No momento em que recebeu a mensagem, ele estava às margens do riacho Ipiranga, e mais uma vez se recuou a acatar as ordens de Portugal. Declarou então a independência do Brasil, no dia 7 de setembro de 1822.

Veja mais!