Publicado por Lia Vieira

A Insurreição Pernambucana ocorreu com a revolta dos colonos portugueses e nativistas, contra a invasão holandesa no nordeste do Brasil, por volta do século XVII, que resultou na derrota e expulsão dos holandeses do Brasil, além de várias consequências vindas desta revolta.

No século XV, ocorreu a expansão marítimo-comercial, ocorrendo o descobrimento de várias terras e com isso a colonização das Américas, sendo Portugal o primeiro a dar início nesta atividade. Portugal tinha, além da localização geográfica favorável, muitos estudos na área náutica, facilitando ainda mais em suas descobertas. Outros países como Holanda, França, Espanha e Inglaterra, também saíram em busca de novas colônias.

Insurreição Pernambucana

Foto: Reprodução

Guerras e tratados mais importantes que ocorreram neste período

A Espanha se atrasou em relação a sua expansão marítima por estar envolvida na Guerra de Reconquista contra os mouros (berbere que professavam a religião muçulmana) na Península Ibérica. Apenas após esta guerra a Espanha pode investir em navegações com a finalidade de descobrir novas terras, resultando em confronto com Portugal que estava possuindo novos territórios.

Em 1494 entrou em ação o Tratado de Tordesilhas, um acordo que informava sobre a divisão de terras descobertas entre Portugal e Espanha, porém países como Inglaterra, Holanda e França sentiram-se desfavorecidos, passando a atacar as colônias de Portugal e Espanha. A Inglaterra e a França iniciaram tardiamente sua exploração marítima por estarem envolvidas em guerras, como: Guerra dos Cem Anos que aconteceu em 1337 à 1453 e a Guerra das Duas Rosas que foi de 1455 à 1485.

União Ibérica: Holanda, França e Inglaterra são prejudicadas

Durante o período onde Portugal vivia sob o domínio da Espanha, chamado de União Ibérica que durou de 1580 à 1640, os espanhóis fecharam os portos ibéricos, para que Holanda, França e Inglaterra se sentissem prejudicas e, a partir daí a Holanda passou a invadir colônias portuguesas e espanholas, conquistando terras como o atual Suriname, terras na África e na índia.

Ataques da Holanda no Brasil: Insurreição Pernambucana

A primeira tentativa de ataque holandês no Brasil foi em 1624, na Bahia, porém foram derrotados em 1625. A Insurreição Pernambucana ocorreu em Pernambuco, em uma região menos protegida deixando colonizadores portugueses e nativos lutando contra a invasão dos holandeses, em 1645.

A derrota holandesa ocorreu em 1654, com a expulsão dos holandeses do Brasil. Os holandeses conseguiram colonizar as Antilhas, e com suas técnicas avançadas melhoraram e aumentaram a produção de açúcar. Foi realizado um acordo entre Portugal e Holanda, chamado de Tratado de Paz de Haia, em 1661, onde a Holanda receberia de Portugal uma indenização de 4 milhões de cruzados, e as Ilhas Molucas e do Celião.

Veja mais!