Publicado por André Luiz Melo

Intergenericidade. O nome soa um tanto complexo, é bem verdade. Mas essa expressão representa a intertextualidade intergêneros, conceito que está diretamente relacionado aos gêneros textuais. Entenda como sendo uma espécie de diálogo entre gêneros distintos, uma troca de características e informações. Esse processo desencadeia a hibridização, ou seja, o texto expressa assim elementos variados, algo parecido como um jogo quebra-cabeça.

A ocorrência de tudo isso se dá em decorrência do dinamismo dos gêneros, que permitem alterações realizadas pelos falantes do português.  Devido estar favoráveis à comunicação (e comunicar é o maior objetivo da linguagem) os gêneros estão passíveis de se misturarem para promover uma mais adequada construção de um determinado texto.

Exemplificando o assunto…

No exemplo abaixo trazemos a letra de uma música. A partir dela você irá perceber como a criatividade faz a diferença no momento de elaborar um texto se apropriando da mistura de dois gêneros textuais distintos. Fique atento a cada palavra e a forma como cada uma foi empregada na letra da canção. Observe:

“(…) Hoje não dá
Hoje não dá
A maldade humana agora não tem nome
Hoje não dá
Pegue duas medidas de estupidez
Junte trinta e quatro partes de mentira
Coloque tudo numa forma
Untada previamente
Com promessas não cumpridas
Adicione a seguir o ódio e a inveja
Dez colheres cheias de burrice
Mexa tudo e misture bem
E não se esqueça antes de levar ao forno temperar
Com essência de espírito de porco
Duas xícaras de indiferença
e um tablete e meio de preguiça (…)”.

(Os anjos – Legião Urbana)

O cantor e compositor Renato Russo soube muito bem como brincar com as palavras e envolver dois gêneros na sua canção “Os Anjos”. Perceba que o escrito se utiliza de dois gêneros: letra de música e receita. Assim, podemos compreender que, neste caso, o gênero receita (apesar de sua função estar preservada) está à disposição do gênero letra de música.

Intergenericidade

Foto: Reprodução

Entendendo melhor…

Compreender a intergenericidade é entender que está é um fenômeno cuja função é aprimorar a comunicação, contribuir de forma enriquecedora para a construção dos sentidos de um texto. No exemplo exposto acima, a música “Os Anjos”, é notório o quanto a intergenericidade possibilitou um efeito diferente, interessante, envolvente e atraente.

A música ganhou um tom ainda mais subjetivo. Promoveu uma natureza mais dinâmica e confortável para o leitor/ouvinte. De tal modo que isso só comprova o quanto o dinamismo existente na relação dos gêneros possibilita a criação de eficazes novos modelos textuais.

Veja mais!