Publicado por Anna de Cássia

Você já ouviu falar em intertextualidade? Provavelmente sua professora de português mencionou essa palavra e você não entendeu muito bem o que ela significa, certo? Então, acredite, apesar desse nome tão grande e complicado, a intertextualidade é algo bem simples. Você vai aprender rapidinho.

O que é intertextualidade?

Intertextualidade é quando existe um diálogo entre dois ou mais textos, sejam eles verbais ou não verbais. Como assim? É quando, por exemplo, um texto cita outro texto, fala de algo que foi dito em outro texto.

Por exemplo, é comum que em alguns textos hajam frases de alguns autores famosos, que foram escritas em outros livros. Então, o autor do texto cita a frase “entre aspas”, e depois diz em qual livro ele leu essa frase. Pode também aparecer não a frase exata entre aspas, mas apenas a ideia central do que diz em outro texto. Isso é intertextualidade.

Intertextualidade de textos não verbais

Por mais estranho que pareça, é sim possível haver intertextualidade entre textos não verbais. Os textos não verbais são qualquer tipo de imagem, foto, desenho ou símbolo que transmitem uma mensagem sem utilizar palavras.

Pode acontecer intertextualidade quando um texto cita uma imagem que é um texto não verbal, como por exemplo um texto que explica do significado de um quadro de Picasso.

Porém, é também possível haver intertextualidade entre dois textos não verbais. Isso acontece quando uma imagem faz referência a outra. Por exemplo, na imagem abaixo vemos uma mulher fantasiada de Batman. Porém, não é uma mulher qualquer, mas sim a Monalisa, que foi pintada por Leonardo Da Vinci e se tornou um dos quadros mais famosos do mundo.

Intertextualidade

Foto: Reprodução

Então, essa imagem da mulher vestida de Batman está fazendo referência a outra imagem, que é a original pintada por Da Vinci, e por isso é uma intertextualidade de textos não verbais.

Usando intertextualidade no dia a dia

Você nem percebe, mas várias vezes utiliza a intertextualidade no seu dia a dia. Por exemplo, quando você está conversando com alguém e conta a história de algum livro que você leu.

A intertextualidade pode estar presente em livros, jornais, revistas, imagens, fotos, desenhos, músicas, propagandas, televisão, e até mesmo na nossa fala. Quando existe intertextualidade, é possível brincar com as palavras para passar a mensagem desejada da melhor maneira possível. Alguns consideram até que, quando mais intertextualidade houver, mais rico e inteligente é o texto.

Veja mais!