Publicado por Natália Petrin

Uma das disciplinas pelas quais passamos na escola recebe o nome de química. Mas o que ela estuda? A química é responsável pelo estudo das transformações que envolvem a matéria e a energia. Essa ciência surgiu por meio de uma grande curiosidade humana diante da composição das coisas e do funcionamento do mundo, assim como a maioria das ciências.

Definição

Atualmente, a química é definida como a “ciência que estuda a matéria, suas transformações e as energias envolvidas nesses processos”, sendo que matéria é tudo aquilo que ocupa lugar no espaço, contendo volume e massa. São estudadas, portanto, as matérias – substâncias – naturais, artificiais, visíveis e invisíveis que podem ser minerais, vegetais e animais.

Essa ciência pode ser dividida em três ramos principais:

  • Química orgânica: responsável pelo estudo dos compostos do carbono;
  • Química inorgânica: objetiva estudar os demais elementos químicos e os compostos;
  • Físico-química: estuda os princípios da química, além dos fenômenos observados em reações químicas que acontecem entre quantidades macroscópicas das substâncias.
A química estuda as transformações que envolvem a matéria e a energia

Foto: Pixabay

Conceitos fundamentais

Alguns outros conceitos, além da definição da química, são necessários para que a ciência da química possa ser compreendida de forma correta. Confira:

  • Corpo: trata-se de uma amostra ou uma porção limitada da matéria. Se temos uma árvore como matéria, por exemplo, temos que, ao cortar o seu caule, separar uma tora de madeira, esta será um corpo.
  • Objeto: quando falamos em objeto dentro da química, estamos nos referindo a um corpo que sofreu alguma alteração e foi produzido para a utilização dos seres humanos. Seguindo o mesmo exemplo anterior: do corpo, que era a tora de madeira, fizemos uma cadeira, objeto, que será usado pelas pessoas.
  • Sistema: temos também o sistema, que nada mais é do que o corpo que passa a ser submetido à observações dos cientistas. Por exemplo, quando um cientista coloca um corpo dentro da placa de petri – vidraria utilizada em laboratórios de ciências -, tudo que está dentro dela é sistema, e tudo que estiver fora é chamado de vizinhança.
  • Transformação da matéria: ao nos referirmos aos processos, ou conjunto deles, pelos quais passam um determinado material ou suas propriedades, chamamos de transformação da matéria. Essas também são chamadas de fenômenos e podem ser químicos, alterando a estrutura ou constituição da matéria, ou físicos, não alterando a estrutura ou constituição. Por exemplo, ao amassarmos um papel, causamos uma transformação física, e ao queimarmos, causamos uma transformação química.
  • Energia: a energia é necessária para a realização do trabalho. Dentro dos alimentos, por exemplo, existe energia química que, ao ser consumida por nós, é transformada em energia gerando o trabalho necessário para o funcionamento do nosso corpo, além do calor.

Veja mais!