Publicado por Priscila Melo

É muito comum as pessoas confundirem um crocodilo com um jacaré, você não acha? Muitas pessoas sentem dificuldade em diferenciar um animal do outro, já que ambos possuem características muito parecidas, mas se observarmos com atenção, podemos perceber muitas diferenças entre esses dois.

Jacarés e crocodilos – Qual a diferença?

Foto: Reprodução

As famílias

Podemos começar diferenciando esses dois animais pela família, pois para a surpresa de algumas pessoas, esses répteis pertencem a famílias diferentes. Os crocodilos são da família Crocodilidae e os jacarés pertencem à família Alligatoridae. A família dos crocodilos possui 14 diferentes tipos de espécies, enquanto a família dos jacarés divide-se em 8 tipos de espécies.

As características físicas

Se formos observar direitinho, esses dois répteis possuem algumas características que são marcantes e que diferem bastante de um para o outro, o que facilita bastante. Veja algumas características a seguir:

Os jacarés

  • Possuem o focinho largo e arredondado
  • Seus dentes superiores não são alinhados com os superiores
  • As escamas do seu ventre não possuem poros glandulares
  • Seus dentes possuem o mesmo tamanho e quando ele fecha a boca nenhum deles aparece

Os crocodilos

  • Seus dentes superiores são alinhados com os inferiores
  • Sua cabeça é afilada
  • O quarto dente inferior de cada lado é bem maior do que os outros dentes, fazendo com que ao fechar a boca fique a mostra.
  • As escamas do seu ventre possuem poros glandulares

No Brasil

Em nosso país podemos encontrar seis espécies de jacaré, já os crocodilos não podem ser encontrados aqui. Tanto os jacarés quanto os crocodilos podem chegar a medir de um a seis metros de comprimento, mas não se engane, pois mesmo os menores são muito perigosos. Entre as espécies de jacaré que temos aqui no Brasil os mais conhecidos são o jacaré-de-papo-amarelo e o jacaré-açu.

O jacaré-de-papo-amarelo é muito encontrado no Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Ele geralmente tem um comprimento médio de dois metros e pode ser encontrado nos manguezais e pântanos. Seu alimento são algumas aves, mamíferos, e é claro os peixes.

O jacaré-açu é facilmente no Brasil, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Guiana Francesa e Guiana Inglesa. Sua alimentação é muito parecida com a do jacaré-de-papo-amarelo, porém, este ainda se alimenta de caranguejos. Geralmente tem o comprimento de seis metros e vive em média 80 anos.

É interessante observar que mesmo os jacarés e crocodilos serem parecidos e habitarem no mesmo tipo de ambiente, esses dois répteis não convivem.

Veja mais!