Publicado por Pollyana Batista

Se você é saudosista e morre de vontade de reviver os velhos tempos de infância, vai saber decorado quais eram os brinquedos daquela época. A boa notícia é que alguns deles ainda existem e estão disponíveis no mercado.

A mistura de brincadeira e educação é uma delícia. E isso os jogos de antigamente já levavam a sério. Relembre agora os tipos mais famosos e escolha os melhores para seus filhos.

Jogos educativos para a garotada

Super Mario World

Quem jogou Super Mario World ao menos uma vez na vida nunca se esquece do quanto ele era divertido. O jogo já vinha acoplado em todos os Nitendos e ensinava de maneira leve e recreativa como superar os desafios durante uma super aventura.

Alguns  jogos e brincadeiras dos papais e mamães são educativos para os filhos

Relembre agora os tipos mais famosos e escolha os melhores para seus filhos (Foto: depositphotos)

Sonic

Ainda na categoria games obrigatórios do Nitendo, está o Sonic. Ele era o maior rival do Super Mario. Sua maior lição para os jogadores era tentar ser rápido ao mesmo tempo que realizava as tarefas para passar de fase.

Pega Vareta

Quem nunca jogou pega vareta? A brincadeira é bem simples: diversos palitos bem finos e coloridos são jogados em uma mesa. Cada jogador precisa tirar um palitinho sem mexer na vareta de cor preta. Cada cor valia um ponto. A brincadeira trabalha a concentração e a coordenação motora da criança.

Veja tambémQuais atividades recreativas educativas fazer durante as férias?

Vivo ou Morto

Para essa brincadeira é preciso ao menos três crianças. Uma é para ficar dizendo: vivo ou morto. As outras duas ao escutar a ordem deve se manter em pé quando ouvir a primeira, e se agachar na segunda. A ideia é falar rápido e alternando aleatoriamente para confundir e acabar tirando fora a pessoa que ouviu o comando e fez o contrário. A ideia aqui é ensinar a concentração e capacidade de raciocínio. Além é claro de colocar a meninada para fazer atividade física enquanto se diverte.

Stop

Essa brincadeira nostálgica é uma das melhores e mais educativas para as crianças. Funciona assim: cada criança pega uma folha de caderno e faz várias colunas como nome de substantivos. Por exemplo: cidade, animal, cor, país, profissão, comida etc. As pessoas que estão jogando escondem as mãos e ao sinal elas mostram quantos dedos quiserem. Assim, cada dedo é uma letra, começando pela A.

O último dedo estendido será a letra da rodada do Stop. Se a contagem dos dedos parar na letra J. Cada coluna terá que conter uma palavra com essa letra. Cidade: Jaú; Animal: Jacaré; Cor: Jabuticaba; País: Jordânia; Profissão: Jornalista, Comida: Jaca etc.

Veja tambémEstimule a criatividade com brinquedos de material reciclado

Essa brincadeira é maravilhosa para a educação da criança, pois a ajuda com o vocabulário, escrita e desenvoltura diante de uma competição.

Rouba Bandeira

Essa é outra brincadeira que coloca a garotada para mexer o esqueleto. Isso é muito bom para a saúde, controle de peso e entretenimento. O jogo precisa de espaço, pois envolve duas equipes divididas por uma linha. A lógica é que cada grupo tenha a sua bandeira, que poderia ser representada por qualquer objeto.

Na prática, cada equipe tenta roubar o objeto do outro, enquanto defende a sua própria bandeira. Uma regra deixa tudo ainda mais complicado: ao invadir o lado alheio se você for tocado por alguém do time adversário, deve ficar congelado no mesmo lugar, até que algum parceiro seu, toque em você e lhe descongele. A brincadeira exige atenção e rapidez.

Veja também: Como criar jogos fáceis e educativos

Veja mais!