Publicado por Natália Petrin

Lenda é como chamamos uma narrativa que é transmitida normalmente oralmente pelas pessoas de forma a explicar mistérios e acontecimentos sobrenaturais. Elas normalmente misturam fatos com acontecimentos imaginários e fantasiosos, que acabam se espalhando rapidamente e sendo modificadas quando contadas. Quando se tornam bastante populares, acabam sendo registradas em linguagem oral também.

Você já ouviu falar da lenda da pisadeira? Trata-se do folclore brasileiro que está bastante presente na região do interior de Minas Gerais e São Paulo.

O que conta?

A lenda refere-se à uma mulher que seria conhecida como pisadeira. Ela teria uma aparência assustadora, sendo alta, magra e com unhas enormes em dedos bastante compridos e secos. Além disso, teria olhos vermelhos e arregalados, nariz comprido e queixo grande, sendo de baixa estatura. Seus cabelos brancos também fazem parte da descrição, assim como o olhar maligno que transmite, suas gargalhadas assustadoras e seus dentes verdes.

Lenda da pisadeira: a mulher que anda pelos telhados

Imagem: Reprodução/ internet

Segundo essa lenda, a pisadeira, que está sempre de chinelos, anda grande parte do tempo pelos telhados das casas, parando em uma delas e ficando a observar o movimento em seu interior. Quando alguém vai dormir de barriga cheia após o jantar, a pisadeira entra em ação, saindo de seu esconderijo e pisando no peito de sua vítima, que fica em estado de paralisia.

A vítima da pisadeira, no entanto, consegue acompanhar tudo de forma consciente, somente paralisada, o que causa um desespero gigantesco, já que não consegue fazer nada para escapar.

Como surgiu?

Não se sabe ao certo como exatamente a lenda surgiu, mas está diretamente relacionada aos pesadelos e sono conturbado que as pessoas tem quando vão dormir logo depois de fazer uma refeição pesada.

Veja mais!