Publicado por Natália Petrin

Chamamos de linguagem o uso da língua como uma forma de expressão e comunicação, mas esta não é composta apenas de palavras faladas e escritas. Diariamente nos deparamos com diversas formas de expressão utilizando a linguagem verbal e a linguagem não verbal. Sem nos darmos conta, muitas vezes, acabamos usando nós mesmos a linguagem não verbal como um meio de comunicar algo quando não podemos falar, por exemplo. Mas o que é linguagem verbal? E linguagem não verbal? É o que vamos descobrir a seguir.

Linguagem verbal e não verbal

Foto: Reprodução

Linguagem verbal

Para entender a linguagem verbal é muito simples: trata-se de tudo que falamos, lemos, escrevemos como forma de comunicar ou ser comunicado de algo. Essa é a mais utilizada em conversas, em provas, em livros, na comunicação diária, na leitura de jornais e anúncios.

Linguagem não verbal

Agora que já sabemos o que é a linguagem verbal, vamos entender a linguagem não verbal. Você já deve ter reparado que existem algumas placas de trânsito nas ruas que são apenas imagens, certo? Assim como elas, quaisquer desenhos, figuras, imagens, símbolos, dança, postura corporal, pintura, música, tom de voz, mímica, escultura e os gestos são formas de comunicação sem usar palavras e, portanto, não verbal. As placas, por exemplo, sempre possuem símbolos que trazem significados que tem muitas mensagens para nós. Mesmo que não saibamos, em um primeiro momento, como interpretá-las, ainda assim elas carregam mensagens.

Esse meio de comunicação é encontrado, inclusive, nos hábitos dos animais. Por exemplo quando o cachorro coloca o rabo entre as pernas, significa que está com medo ou triste, e quando balança o rabinho, significa que está feliz. Deu para entender?

Vamos conferir uns exemplos: as placas de trânsito, bandeiras, logotipos, pinturas, entre outras semelhantes são formas de linguagem não verbal. O semáforo, por exemplo, não possui linguagem verbal, mas todos os motoristas sabem que o sinal vermelho significa pare, o amarelo significa reduza a velocidade e o verde significa siga em frente, certo?

Linguagem mista

Quando falamos em linguagem mista, estamos nos referindo à mistura da linguagem verbal com a linguagem não verbal em um único meio de comunicar. Por exemplo, quando temos uma charge – desde que esta contenha parte textual – podemos ter uma linguagem mista, pois o autor faz uso de imagens e texto para passar suas ideias.

Veja mais!