Publicado por Débora Silva

Os lipídios, também chamados de gorduras, são substâncias insolúveis em água e podem ser encontrados em diversos alimentos, como leite e derivados, aveia, cevada, milho, centeio, trigo integral, carnes, óleos vegetais, gema do ovo etc.

Estes compostos exercem um papel muito importante no nosso organismo, pois participam da formação de alguns hormônios e vitaminas, além de fazerem parte da constituição das membranas celulares. São formados, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio e carbono; outros elementos, como, por exemplo, o fósforo, também fazem parte da composição dos lipídios.

Lipídios

Foto: Reprodução

As funções dos lipídios

Ao contrário do que muitos pensam, os lipídios exercem funções essenciais no nosso organismo. Veja a seguir as funções básicas exercidas por estes compostos:

  • Os lipídios servem como reserva de energia, que é produzida quando o animal se alimenta de gordura ou ingerindo carboidratos, que depois podem ser transformados em gordura no nosso organismo. Alguns animais, como as baleias, as focas e os ursos polares, possuem uma camada espessa de gordura debaixo da pele que funciona como isolante térmico, protegendo-os e dando-lhes a capacidade de sobreviverem em regiões muito frias;
  • Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares;
  • Alguns lipídios facilitam determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Os seguintes lipídios possuem esta função: hormônios sexuais, prostaglandinas e as vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E).

A classificação dos lipídios

Os lipídios podem ser classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas) e em quatro grupos: os glicerídios, os cerídios, os fosfolipídios e os esteroides.

  • Glicerídios: Podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente, e são encontrados na gordura de origem animal, no leite, ovos, queijo e nos óleos vegetais, como azeite, óleo de girassol etc.;
  • Cerídios: Classificados como lipídios simples, neste grupo encontramos as ceras, como a cera do nosso ouvido, da carnaúba, no corpo de alguns animais e no favo da abelha. Exercem a função de impermeabilização e proteção;
  • Fosfolipídios: Formam o grupo de lipídios que constitui as membranas celulares;
  • Esteroides: Formados por longas cadeias carbônicas dispostas em quatro anéis ligados entre si, são considerados uma categoria especial de lipídios, sendo o colesterol o mais conhecido entre eles. Além disso, constituem os hormônios sexuais e a vitamina D.

Veja mais!