Publicado por Anna de Cássia

Magnetismo é a capacidade que um objeto possui de atrair outros objetos, como um ímã atrai moedas e qualquer outro objeto de metal. Magnetismo também pode ser a área da física que estuda essa atração magnética que se dá entre o ímã e o metal, por exemplo.

Magnetismo

Foto: Reprodução

Onde e como surgiu o magnetismo?

Não é segredo pra ninguém que os gregos da Grécia Antiga eram muito inteligentes e curiosos. Eles gostavam muito de observar a natureza e as coisas que acontecem nela para tentar descobrir como e porque aconteciam os fenômenos naturais. Então, em uma dessas observações na cidade de Magnésia, na Grécia Antiga, descobriram que uma pedra tinha o poder de atrair o ferro, então em homenagem à cidade colocaram o nome da pedra de magnetita.

O ímã

O ímã é o principal objeto relacionado ao magnetismo, pois ele tem o poder de atrair metais. Todo ímã possui dois polos, um positivo e um negativo, que se localizam nas extremidades da pedra. Enquanto o polo positivo atrai os objetos feitos de metal para junto de si, o polo negativo os repele, afasta para longe.

Tipos de ímã

Existem dois tipos de ímã: os naturais e artificiais. Os ímãs naturais são retirados diretamente de rochas, como a pedra magnetita. Já os ímãs artificiais são produzidos em fábricas e indústrias pelos homens.

O ímã de geladeira que tem nas nossas casas é um pequeno enfeite com um pedaço de ímã artificial atrás, que deixa o objeto pendurado na porta da geladeira, pois ela é feita de metal.

Outro exemplo em que podemos encontrar o ímã no nosso dia-a-dia é na porta da geladeira. Por trás da borracha há um ímã que garante que a porta fique sempre fechada, e é por causa desse ímã que nós temos que usar da força para abrir a porta da geladeira.

Magnetismo da Terra e a bússola

Você sabia que o planeta Terra também tem magnetismo dentro dele? É o movimento do núcleo terrestre que causa o magnetismo e, assim como o ímã, os polos da Terra também são polos magnéticos. No polo Norte fica o polo magnético positivo, que atrai os metais, enquanto no polo Sul fica localizado o polo negativo, que repele os metais.

É assim que funciona a bússola. Ela tem uma agulha de metal que se alinha com o magnetismo da Terra e é atraída para o polo magnético positivo, por este motivo as bússolas sempre apontam para o Norte.

Veja mais!