Publicado por Prof. Luana Polon

Você sabe qual é o maior planeta do Sistema Solar? Para descobrir, continue a leitura deste artigo!

Nós vivemos no planeta Terra, que é um dos planetas que fica em um conjunto maior de astros, chamado de Sistema Solar.

Neste conjunto, existem vários planetas, estrelas, luas, e o Sol, como astro central e mais importante. No Sistema Solar existem planetas de vários tamanhos e composições. Mas, qual o maior?                      

Qual é o maior planeta do Sistema Solar?

O maior planeta do Sistema Solar é Júpiter, um gigante gasosos que ocupa o quinto lugar em relação a distância do Sol. É o primeiro dos planetas gasosos, depois dos planetas telúricos.

O planeta Júpiter já era observado nos céus desde a antiguidade, e no ano de 1610 Galileu Galilei teve a oportunidade de observar as quatro grandes luas de Júpiter, sendo elas Io, Europa, Ganimedes e Calisto.

Júpiter

O planeta Júpiter é o maior tanto em diâmetro, quanto em massa (Foto: depositphotos)

Hoje reconhece-se que Júpiter tenha 79 luas, sendo que as principais são Métis, Adrástea, Amalteia, Tebe, Io, Europa, Ganimedes, Calisto, Leda, Himalia, Lisitea, Elara, Ananke, Carme, Pasifaé e Sinope. Recentemente foram descobertas mais 12 luas de Júpiter pelos cientistas, o que aumentou ainda mais a curiosidade sobre o planeta.

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar, tanto em diâmetro, quanto em massa. O diâmetro do planeta é de 139.822 km. Além disso, ele possui 2,5 vezes a massa de todos os outros planetas em conjunto.

O planeta Júpiter apresenta uma coloração marrom e laranja, a qual é formada pela sua atmosfera por conta da radiação solar. A distância de Júpiter em relação ao Sol é de aproximadamente 779 milhões de quilômetros, o que o torna um planeta bastante frio, estimando-se que sua temperatura média seja de -110 °C.

Júpiter é caracterizado ainda por intensas tempestades, muitas das quais captadas por instrumentos de observação, como é o caso da “Grande Mancha Vermelha”, a qual já dura milhares de anos.

Veja também: Planetas

Europa

Uma das luas de Júpiter chama em especial a atenção dos pesquisadores e observadores do espaço, que é “Europa”. Esta lua em específico é bastante estudada porque acredita-se que seus oceanos gigantes poderão ser locais onde se poderá encontrar alguma forma de vida.

Com isso, novas missões são estudadas para averiguar a possibilidade de encontrar micróbios alienígenas nesta. Atualmente, existe uma sonda da NASA chamada “Juno”, e que vem orbitando o planeta Júpiter, a qual tem feito várias descobertas sobre o planeta.

Veja nesta imagem uma diferença aproximada entre Júpiter e os demais planetas do Sistema Solar

Planetas e Sol

Diferença de tamanho dos planetas do Sistema Solar (Foto: depositphotos)

Quais são os maiores planetas do nosso Sistema Solar?

Os maiores planetas do Sistema Solar são aqueles formados predominantemente a partir de gases, os chamados gigantes gasosos ou jovianos. São os quatro mais distantes do Sol. Veja o tamanho aproximado dos planetas abaixo:

Mercúrio: 4.879 km
Vênus: 12.104 km
Terra: 12.742 km
Marte: 6.779 km
Júpiter: 139.822 km
Saturno: 116.464 km
Urano: 50.724 km
Netuno: 49.244 km

Observe que o tamanho de Vênus e da Terra são muito parecidos, enquanto Marte e Mercúrio são menores em relação aos demais.

Dentre os planetas telúricos (rochosos) o planeta Terra ainda é o maior, seguido de Vênus, depois Marte. Assim, dentre os planetas telúricos, Mercúrio é o menor, sendo também o mais próximo em relação ao Sol.

Dentre os planetas jovianos, ou gasosos, o menor é Netuno, que é também o mais longe em relação ao Sol. Netuno tem um tamanho bem parecido com Urano, que é apenas um pouco maior. Saturno é um grande planeta, ocupando o segundo lugar dentre os maiores planetas do Sistema Solar. Assim, o maior planeta do Sistema Solar é Júpiter. 

O que é o Sistema Solar?

Por muito tempo os cientistas acreditavam que a Terra estava no centro de um grande sistema, e que os demais astros estavam ao entorno desta. Essa teoria ficou conhecida como Geocentrismo.

No entanto, com o passar do tempo, percebeu-se que na verdade era o Sol que estava no centro do sistema, e que a Terra era apenas mais um dos planetas que orbitavam o Sol. Essa teoria é conhecida como Heliocentrismo.

O Sistema solar é formado por uma estrela média, que é o Sol, e também pelos planetas Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Além disso, inclui também os satélites dos planetas, bem como numerosos cometas, asteroides e meteoroides.

Até o ano de 2006 existia mais um planeta no Sistema Solar, o qual era chamado de Plutão, mas que foi rebaixado a categoria de planeta anão.

Veja tambémComo se formam as estrelas?

Planetas do Sistema Solar

O Sistema Solar é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Destes planetas, quatro são conhecidos como telúricos, que são planetas sólidos ou rochosos, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Os outros quatro são chamados de planetas jovianos, ou gigantes gasosos, que são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Assim, os quatro planetas mais próximos do Sol são rochosos e menores, já os quatro mais afastados do Sol são gasosos e bem maiores. 

Imagens do Sistema Solar

Planetas do Sistema Solar

(Foto: depositphotos)

Tamanhos dos planetas

(Foto: depositphotos)

Sistema solar rotação

(Foto: depositphotos)

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) possui um site sobre a exploração do Sistema Solar, com várias informações e imagens. Acesse aqui.

Veja também: Maquete do sistema solar: dicas e inspirações

Conclusão

O Sistema Solar é um conjunto formado pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional. São oito os planetas que formam o Sistema Solar, sendo eles Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

Destes, quatro planetas são chamados de telúricos (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte) e os outros quatro são chamados de jovianos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). Os maiores planetas do Sistema Solar são os jovianos, ou gigantes gasosos.

O maior planeta do Sistema Solar é Júpiter. Por ter intenso brilho, Júpiter já era observado desde a antiguidade. 

*Luana Polon é Mestre em Geografia pela Unioeste, Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU)

Referências     

PASTORIZA, Miriani G. O Sistema Solar, a Galáxia e o Universo. Instituto de Física da UFRGS. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~mgp/notas/ast_extragal/sol_gal_univ.pdf. Acesso em 14 out. 2018.

POLON, Luana. Estudo Prático. Sistema Solar. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/sistema-solar/. Acesso em 14 out. 2018.

POLON, Luana. Estudo Prático. Planeta Júpiter. Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/planeta-jupiter/. 14 out. 2018.

Veja mais!