Publicado por Priscila Melo

Você sabe qual é o grupo mais evoluído do Reino Animal? Se você respondeu os mamíferos, acertou! Mas, quais são os animais que pertencem a esse grupo? Quais as principais características desses animais? Como os mamíferos podem se reproduzir? Você sabe a resposta para essas perguntas? Continue lendo e descubra!

Mamíferos

Foto: Reprodução

O que são?

Chamamos de mamíferos os animais vertebrados que se alimentam do leite de suas mães, eles se alimentam dessa forma pois as fêmeas possuem glândulas mamárias, que são responsáveis pela fabricação do leite.

São o grupo mais evoluído, nesta classe podemos encontrar: as toupeiras, os morcegos, roedores, gatos, macacos, cachorros, baleias, cavalos, vacas, veados e muitos outros animais, inclusive o homem. Os mamíferos habitam diferentes ambientes e possuem uma dieta bem variada.

Suas principais características

Conheça agora algumas das principais características que os mamíferos possuem:

  • Dentes diferenciados (incisivos, caninos, pré-molares e molares);
  • Apresentam a pele coberta por pelos (há raras exceções);
  • Glândulas sebáceas e sudoríparas, que ajudam a regular a temperatura do corpo, tornando possível o desenvolvimento de mecanismos fisiológicos mais complexos e eficientes;
  • Cérebro desenvolvido, isso permitiu que esses animais se tornassem mais ágeis e inteligentes que os outros.

Musculatura, digestão e circulação

Quanto a musculatura, podemos dizer que os mamíferos possuem uma característica que os diferencia dos outros animais. Eles possuem uma divisão muscular, o diafragma, que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal.

A digestão dos mamíferos se dá de uma forma bem elaborada, isso acontece pois esses animais possuem um sistema digestório completo, que tem início pela boca, que é cheia de dentes e ajuda na trituração dos alimentos e termina no ânus. Os mamíferos têm as mais variadas dietas e estratégias de captura de alimento de acordo com suas necessidades.

O coração desses animais é dividido em 4 câmaras, 2 átrios e 2 ventrículos. A circulação sanguínea é dupla, fechada e completa.

Respiração e reprodução

A respiração deles é apenas pulmonar, com exceção das girafas, a laringe possui cordas vocais.

Os mamíferos são dioicos, possuem fecundação interna e desenvolvimento direto. Geralmente são gerados dentro da barriga de sua mãe, em uma estrutura conhecida como útero, até o nascimento. Na reprodução, existem três tipos de classificações para esses animais:

  • Os ovíparos – que são os que se desenvolvem em ovos, fora do corpo da fêmea, como os ornitorrincos;
  • Os ovovivíparos – que se desenvolvem uma parte dentro do corpo da mãe e outra no ambiente, como os cangurus;
  • E os vivíparos – que se desenvolvem dentro do corpo da fêmea, como o homem.
  • Existem mais de 5 mil espécies de mamíferos espalhadas pela Terra.
  • Entre os mamíferos terrestres, o maior deles é o elefante, mas se formos contar com todos os mamíferos do mundo, o maior deles é a baleia-azul.
  • O único mamífero capaz de voar é o morcego.
  • Todo ano são descobertas novas espécies de mamíferos.

Algumas curiosidades

Veja mais!