Por Prof. Nathália Duque em 23/07/2020

As matas ciliares são formações vegetais que ocorrem ao longo dos cursos d’água, ou seja, às margens dos rios, lagos, lagoas, córregos, represas, e entre outros. Essas matas são muito importantes, pois protegem esses ambientes aquáticos.

A mata ciliar recebeu esse nome justamente para estabelecer um comparativo com a função que os cílios possuem para os nossos olhos.

Importância da Mata Ciliar

Mata ciliar

A mata ciliar ocorre às margens de rios e lagos (Foto: Freepik)

As matas ciliares contribuem para a estabilização das margens dos rios, ou seja, evitam sua erosão que é responsável pelo alargamento do leito dos rios e sua possível extinção, filtragem de nutrientes e agrotóxicos, absorção da radiação solar, fornecimento de abrigo e alimento para a fauna aquática e terrestre.

Viu só como essa mata é importante? Desse modo, as matas ciliares têm recebido mais atenção dos biólogos e pesquisadores, principalmente no que diz respeito a sua degradação.

Devido à importância no que diz respeito à conservação da biodiversidade e à manutenção do equilíbrio dos ecossistemas da biosfera, seu tratamento e recuperação foi incluído como uma das prioridades no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Função

Ilustração de mata ciliar e rio

Uma das principais funções da mata ciliar é evitar o assoreamento (Imagem: Reprodução | TSGA/UFSC)

  • Controlar a erosão nas margens dos cursos d´água, evitando o assoreamento
    dos mananciais;
  • Minimizar os efeitos de enchentes;
  • Manter a quantidade e a qualidade das águas;
  • Filtrar os possíveis resíduos de produtos químicos como agrotóxicos e fertilizantes;
  • Auxiliar na proteção da fauna local.

Características da Mata Ciliar

Ilustração assoreamento

(Imagem: Reprodução | Aguas/SC)

A mata ciliar é composta por uma vegetação arbórea que não ultrapassa distâncias superiores a 100 metros a partir da margem do rio que ela rodeia.

Esse tipo de mata é muito comum em terrenos acidentados na região do cerrado e em zonas de transição entre a vegetação e as áreas de drenagem.

Normalmente as árvores da mata ciliar são chamadas de caducifólio, ou seja, perdem suas folhas em uma determinada época do ano. Além disso, essa mata é aberta, não cobre os rios e não forma “túneis”.

Causas da degradação

As pastagens são o principal motivo de degradação da mata ciliar. Muitas queimadas também são realizadas como prática da agropecuária, para limpeza do terreno ou até mesmo como renovação de pastagens.

As queimadas são prejudiciais porque empobrecem o solo, fazendo com que ele fique sem nutrientes.

Outra causa de degradação é o desmatamento. A Amazônia sofre bastante com essa questão, devido às políticas de incentivo à pecuária e culturas de café, cacau etc.

Reservas legais

As reservais legais são áreas privadas, ou seja, são propriedades rurais onde é proibido o desmatamento das matas ciliares. O objetivo dessas reservas é manter a qualidade de vida da fauna e da flora nativa e, consequentemente, o equilíbrio do ecossistema.

Mata ciliar de Jundiaí

Ilustração mata ciliar

(Imagem: Reprodução | Aguas/SC)

A mata ciliar de Jundiaí, São Paulo, é uma mata muito importante para o ecossistema local. Frequentemente são realizados eventos sociais através de ONGs e entidades com o intuito de promover ações para a conservação da biodiversidade.

Além da preservação da vegetação, muitos animais silvestres também recebem algum tipo de ajuda, pois eles são alvo do crescimento urbano desenfreado, desmatamento, maus tratos e tráfico de animais.

A mata ciliar recebe diversos animais em situação de risco ou feridos, tais como lobos, pássaros, macacos, cobras e felinos selvagens. Os animais são muito visados pelo tráfico ilegal porque possuem cores bonitas e deslumbrantes, além de serem relativamente dóceis.

Preservação da mata ciliar

A mata ciliar também é muito conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária.

Além da proteção física da margem dos rios, ela promove a interação entre os ecossistemas terrestre e aquático e desempenham um papel muito importante dentro e entre os biomas brasileiros.

A preservação e a recuperação das matas ciliares, aliadas às práticas de conservação e ao manejo adequado do solo, garantem a proteção de um dos principais recursos naturais: a água.

Devido a sua importância, o Código Florestal Federal a considera como “área de proteção permanente” (APP), ou seja, o desmatamento de mata ciliar é considerado um crime ambiental.

O crescimento acelerado da agricultura e pecuária vem ameaçando freneticamente o bom desenvolvimento das matas ciliares. Sem a preservação desse tipo de formação florestal, o meio ambiente sofre com erosões e assoreamento, o que diminui a qualidade das águas dos rios, principalmente.

Preservar essa vegetação ajuda também a combater a escassez de água, preocupação que aumentou popularmente após a recente crise hídrica sofrida pelo Estado de São Paulo.

Sem a mata ciliar, a água da chuva escoa pela superfície, o que impede sua infiltração e armazenamento no lençol freático, consequentemente, reduzem-se as nascentes, os córregos, os rios e os riachos.

Por fim, o desmatamento também impede a formação de corredores naturais tanto de flora, quanto de fauna. Afetando diretamente a biodiversidade da região.

Áreas de Preservação Permanente

Consideram-se Áreas de Preservação Permanente as florestas e demais formas de vegetação natural situadas:

  • Ao longo de rios e outros cursos d´água;
  • Ao redor de lagoas, lagos ou reservatórios naturais ou artificiais;
  • Ao redor de nascentes ou olho d´água;
  • No topo de morros, montes, montanhas e serras;
  • Nas encostas ou partes destas com declividade superior a 45°;
  • Nas restingas, como fixadora de dunas ou estabilizadoras de mangues;
  • Nas bordas dos tabuleiros ou chapadas, a partir da linha de ruptura do relevo, em faixa nunca inferior a 100 metros em projeções horizontais;
  • Em altitudes superiores a 1.800 metros.
Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A mata ciliar ocorre nas margens de rios e lagos.
  • Ela serve para evitar a erosão das margens dos rios.
  • A mata ciliar é composta por uma vegetação arbórea.
  • As pastagens são o principal motivo de degradação da mata ciliar.
  • A mata ciliar é uma área de proteção permanente.

Exercícios resolvidos

(1) O que é a mata ciliar?
R: É a vegetação que fica ao longo dos rios e lagos.
(2) Qual a função da mata ciliar?
R: Controlar a erosão nas margens dos cursos d´água, evitando o assoreamento dos mananciais.
(3) Cite uma característica da mata ciliar.
R: Ela fica na zona de transição entre a vegetação e as áreas de drenagem.
(4) Cite uma causa para a degradação da mata ciliar?
R: As pastagens.
(5) Além da mata ciliar, cite outra área de preservação permanente.
R: O topo de morros, montes, montanhas e serras.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» DE PAULA LIMA, Walter; BRITO ZAKIA, M. J. Hidrologia de matas ciliares. Matas Ciliares: conservaçao e recuperaçao. Edusp, Sao Paulo, p. 33-44, 2000.

» REYS, Paula et al. Fenologia reprodutiva e disponibilidade de frutos de espécies arbóreas em mata ciliar no rio Formoso, Mato Grosso do Sul. Biota Neotropica, v. 5, n. 2, p. 309-318, 2005.