Publicado por Priscila Melo

Você já parou para imaginar como os meios de transporte são essenciais em nossas vidas? Imagine que você vai fazer uma visita àquele tio que mora em outra cidade, bem distante, cheio de malas pesadas. Agora já pensou como chegaria lá sem nenhum meio de transporte? Pois é, os meios de transporte são realmente muito importantes em nosso dia a dia.

Meios de transporte

Foto: Reprodução

A importância

Os meios de transporte não são essenciais apenas para a nosso locomoção, também são muito utilizados para transportar alimentos, animais, matérias-primas e muitas outras coisas. Têm fundamental importância para a evolução da infraestrutura e economia das cidades. Os meios de transporte estão divididos em três tipos: terrestre, aéreo e marítimo.

Terrestre

Nesse meio de transporte podemos fazer uma divisão em outras modalidades, o transporte ferroviário, rodoviário e metroviário. Esses três tipos de meios de transporte são terrestres. Cada um deles possui seus benefícios e são utilizados de acordo com a necessidade e infraestrutura de cada região.

O transporte terrestre pode ser realizado pelos carros, ônibus, motos, caminhões, trens, metrôs e todos os outros tipos que se deslocam pelas ruas, estradas, rodovias e trilhos.

Aéreo

Esse é o meio de transporte mais rápido de todos. Não é mais barato, porém cada dia que passa tem sido mais usado pelas pessoas em suas viagens. O avião é o principal meio de transporte aéreo, mas também temos os helicópteros e balões.

O avião era utilizado de início na guerra, após algum tempo começou a ser utilizado para fins comerciais, tanto no transporte de produtos quanto no de pessoas. Atualmente esse meio de transporte tem sido muito utilizado para viagens, pois além de ser bem mais rápido também é confortável.

Marítimo

No transporte marítimo temos todos os transportes que se locomovem através dos rios, lagos, mares e oceanos. Esse transporte é o mais antigo de todos e sofreu muitas mudanças no decorrer das décadas.

As primeiras embarcações eram movidas a remo e a vela, com o passar dos tempos passaram a ser movidas a carvão, em seguida a petróleo e há pesquisas que indicam que em breve estarão sendo movidas à energia atômica. Além de ter evoluído quando a locomoção, também houve uma grande mudança quanto a capacidade de transporte que de início era por volta de 1000 toneladas e atualmente existem navios com capacidade de transporte de 500.000 toneladas. Além dos navios, outros meios de transporte marítimos são os barcos, canoas, jangadas e muitos outros.

Veja mais!