Idiomas

Months: meses em inglês

Você conhece os meses do ano em inglês? Acompanhe o texto e aprenda tudo com exemplos práticos e didáticos.

Todos nós sabemos que o ano tem 365 dias, esses dias são divididos em semanas, que agrupadas em quatro ou cinco formam os doze meses do ano.

O calendário que usamos hoje em dia, conhecido como gregoriano, tem doze meses e estes variam entre 28 e 31 dias, e isso depende do ano ser ou não bissexto. Quando temos um ano bissexto, o mês de fevereiro vai ter 29 dias.

Nosso calendário tem origem europeia e foi promulgado pelo Papa Gregório XII substituindo o calendário juliano promulgado por Júlio César em 46 a.C.

Por tratar-se de uma derivação do calendário juliano, de obra do líder romano, o nome dos meses seguiram a tradição de serem nomeados a partir de deuses ou imperadores romanos.

Como são chamados os meses do ano em inglês

Quando se trata da forma de escrever os meses, a diferença é pouca entre o português e o inglês. Em se tratando de pronúncia, as diferenças também são pequenas, porque a origem do nome dos meses do ano é uma única: romana.

Meses do ano

Os meses do ano são 12 e variam entre 28 a 31 dias cada (Foto: depositphotos)

É essa a forma que os meses do ano são escritas em inglês:

Janeiro – January
Fevereiro – February
Março – March
Abril – April
Maio – May
Junho – June
Julho – July
Agosto – August
Setembro – September
Outubro – October
Novembro – November
Dezembro – December

Veja também: Alfabeto em inglês [1]

Como nos referimos aos meses do ano em inglês

A primeira dica em relação aos meses do ano em inglês é a seguinte: sempre que você for utilizar o nome de um deles em um texto escrito, escreva-o com letra maiúscula. Não importa se no início, meio ou final da frase. É assim que é feito no inglês quando se trata dos meses. Observe alguns exemplos:

– The year starts in January and ends in DecemberO ano começa em janeiro e acaba em dezembro.

– The third month of the year is MarchO terceiro mês do ano é março.

– In New York the fall starts in September and goes until NovemberEm Nova Iorque o outono começa em setembro e vai até novembro.

Outro fato que você deve ter observado enquanto lia esses primeiros exemplos é que sempre  utiliza-se a preposição IN quando se refere a algo que acontece dentro de algum mês do ano. Caso não tenha observado tão claramente nesses primeiros exemplos, vamos trabalhar mais alguns:

– My sister is traveling abroad in April – Minha irmã vai viajar ao exterior em abril.

– All my favorite holidays are in December – Todos os meus feriados favoritos são em dezembro.

– His birthday is in June so he’s either gemini or cancer – O aniversário dele é em junho, então ou ele é de gêmeos ou de câncer.

– I need a girlfriend that was born in December ‘cause my favorite sign is sargitarius – Eu preciso de uma namorada que tenha nascido em dezembro porque meu signo preferido é sagitário.

Porém, há uma outra preposição que também pode ser utilizada quando se fala sobre meses do ano, e essa preposição é: ON. Ela é usada sempre que estiver falando sobre uma data exata, observe:

– I was born on April 7th– Eu nasci em 7 de abril.

– My brother’s birthday is on November 20th – O aniversário do meu irmão é em 20 de novembro.

– Independence Day is on July 4th for americans and on September 7th for brazilians. – O dia da independência é em 4 de julho para os americanos e em 7 de setembro para os brasileiros.

– Christians believe that Jesus was born on December 25th – Os cristãos acreditam que Jesus nasceu em 25 de dezembro.

Diálogos sobre os meses do ano

Abaixo você poderá observar alguns exemplos de diálogos envolvendo os meses do ano, para aprimorar seus estudos e compreensão sobre o tema:

Exemplo 1

A – When is going to be your birthday? – Quando será o seu aniversário?
B – My birthday will be on September 8th. – Meu aniversário será em oito de setembro.
A – Really? And how will you celebrate it? – Sério? E como você vai comemorá-lo?
B – I think I’m gonna throw a party at my parent’s beach house. – Eu acho que darei uma festa na casa de praia dos meus pais.

Veja também: Cores em inglês: lista das principais com tradução [2]

Exemplo 2

A – I can’t wait for my next vacation… – Eu mal posso esperar pelas minhas próximas férias…
B – Oh, yeah? When will be your next vacation? – É? E quando serão suas próximas férias?
A – My next vacation will be in August this year. – Minhas próximas férias serão em Agosto esse ano.
B – And will you travel? – E você vai viajar?
A – Yeah, it’s going to be my next trip abroad. – Sim, será minha primeira viagem para o exterior.

Exemplo 3

A – What’s your brother’s star sign? – Qual o signo do seu irmão?
B – I’m not really sure about it, but, he was born in November. – Eu não tenho certeza, mas, ele nasceu em novembro.
A – Oh, so he’s either scorpio or sagittarius. – Ah, então ele ou é de escorpião ou de sagitário.

Nome dos meses do ano

A diferença de escrita e pronuncia dos meses do ano em inglês é pouca em relação ao nosso idioma (Foto: depositphotos)

Feriados do calendário americano: uma visão cultural sobre os meses do ano

Como aprimoramento cultural e uma maneira prática de colocar o idioma alvo em uso, vamos fazer um exercício rápido sobre como são os meses do ano em um dos países que utilizam o inglês como língua nativa.

E, como bons brasileiros que somos, que melhor maneira de pensar nos meses do ano que falando um pouco sobre os feriados anuais que esses países tem?

– So, the USA National Holidays are: (Então, os feriados nacionais americanos são)

– New Year’s Day is on January 1st. – O dia de ano novo é em 1º de Janeiro

– Martin Luther King’s day is on the third week of January – O dia de Martin Luther King é na terceira semana de Janeiro.

– The President’s day is on the third week of February – O dia do presidente é na terceira semana de fevereiro

– The Memorial Day is on the last Monday of May. – O “dia da memória” é na última segunda de Maio.

– The Independence Day is on the 4th of July – O dia da independência é em quatro de julho.

– The Labor Day is on the first Monday of Setember – O dia do trabalho é na primeira segunda de setembro.

– The Columbus Day is on the second Monday of Setember – O dia de Cristóvão Colombo é na segunda segunda-feira de outubro

– The Veterans Day is on November 11th – O dia dos veteranos é em onze de novembro.

– Thanksgiving is on the fourth Thursday of November  – O dia de ação de graças é na quarta quinta-feira de novembro.

– Christmas is on December 25th – O Natal é no dia 25 de dezembro.

Todas essas datas acima citadas são consideradas “feriados nacionais”, há, no entanto outras comemorações durante o ano como o Halloween e o Valentine’s Day, por exemplo, que são mundialmente famosas mas que não chegam a ser consideradas feriado pois os órgãos governamentais funcionam nesses dias.

As comemorações das datas acima citadas podem sofrer variação e as comemorações são variadas para cada uma dessas datas também a depender do estado a ser considerado. O motivo para a existência de cada um deles também demonstra algumas curiosidades culturais.

O Labor Day, uma espécie de dia do trabalhador para nós brasileiros, foi um feriado criado pelo movimento operário no final do Século XIX, e, veio tornar-se feriado nacional próximo do início do Século XX. É celebrado com festas e eventos desportivos no país, e, para alguns americanos simboliza também o fim do verão.

O Thanksgiving era originalmente comemorado para agradecer pela colheita realizada durante o ano, por esse motivo sua celebração se dá no final do outono após a colheita ser contabilizada.

Veja também: Membros da família em inglês [3]

É um costume que as famílias se reúnam até os dias atuais, não mais para agradecer a Deus pela colheita em si, e sim, por todos os bons acontecimentos ao longo do ano. É um feriado que comemora-se com orações e festas por todo o país.

O President’s Day, celebrado na terceira segunda-feira de fevereiro, originalmente celebrava a vida e o legado de George Washington, primeiro presidente dos Estados Unidos da América. Com o passar dos anos, passou também a homenagear todos os ex-presidentes que, com seu trabalho, contribuíram para o desenvolvimento do país.

Nas semanas ou dias que precedem o feriado é comum que as escolas organizem lições sobre os presidentes dos Estados Unidos, em especial George Washington.

Por ser um povo historicamente beligerante, os norte-americanos têm dois feriados dedicados àqueles que foram as guerras, são eles o Veterans Day (Dia dos Veteranos de Guerra) que comemora os feitos dos americanos que foram as batalhas e retornaram com vida. E, há também, o Memorial Day (Dia da memória) onde são celebrados aqueles que pereceram em guerra lutando por seu povo.

Martin Luther King e Cristóvão Colombo (além de Jesus Cristo, se considerarmos o Natal) são as únicas personalidades históricas que tem data comemorativa marcada no calendário americano. Martin, devido à sua luta enquanto ativista de direitos humanos. E Cristóvão devido a seu feito de ter descoberto a América.

*Júnior Sousa é professor de língua inglesa.