História

Mesopotâmia – História desta civilização

A Mesopotâmia (a palavra vem do grego e significa “terra entre rios”) era localizada entre os rios Tigre e Eufrates, na região onde atualmente está localizado o Iraque e terras próximas.

Por sua localização privilegiada, a Mesopotâmia fazia parte de uma região que ficou conhecida como Crescente Fértil.

Mesopotamia

Foto: Reprodução | DeviantArt

A civilização mesopotâmica

Esta civilização é considerada uma das mais antigas da história e foi a responsável pelo nascimento de outras importantes civilizações. Vários povos habitaram essa região entre os séculos V e I a.C., dentre os quais se destacam os babilônios, sumérios, assírios, caldeus, amoritas e acádios.

Os antigos povos buscavam regiões férteis, próximas a rios, para desenvolverem suas comunidades, e a região da Mesopotâmia era excelente, porque garantia água para consumo, rios para pescar e para realizar o transporte.

Os principais povos mesopotâmicos

Características comuns dos povos mesopotâmicos

Embora cada povo mesopotâmico tenha se destacado por determinado aspecto, todos eles tinham algumas características em comum.

De forma geral, estes povos eram politeístas, ou seja, eles acreditavam em vários deuses ligados à natureza.

A política tinha uma forma de organização baseada na centralização do poder em uma única pessoa, que era o Rei ou Imperador, que governava tudo.

A economia dos povos mesopotâmicos era baseada na agricultura e no comércio nômade de caravanas.

Por ser uma região privilegiada com uma sociedade muito desenvolvida, a rivalidade dos povos vizinhos gerou muitas lutas. Em 331 a.C., os persas venceram e conquistaram os povos mesopotâmicos.