Publicado por Lia Vieira

Método científico é a metodologia usada por cientistas na busca do conhecimento em determinado assunto. São regras utilizadas para a realização de uma experiência, que tem como finalidade produzir novas respostas, conceitos, ou ainda, corrigir ou acrescentar respostas em conhecimentos pré-existentes.

Método científico

Foto: Reprodução

Etapas do método científico

  • Observação
  • Hipótese
  • Experiência
  • Lei
  • Teoria

Observação: o cientista deve observar o que acontece e em seguida levantar um questionamento, estreitando o foco de sua investigação. Esta observação pode ser realizada a olho nu ou com a utilização de instrumentos.

Hipótese: são tentativas para resolver as questões levantadas através da observação. Um dos primeiros passos para se arriscar solucionar o problema. Aqui trabalhamos o raciocínio dedutivo, um pensamento que se move do geral para o particular.

Experiência: aqui realiza-se o ponta pé inicial para verificar se a hipótese é verdadeira ou não. São realizados experimentos, cujos dados são medidos, conferidos e anotados. Caso a experiência não tenha dado certo, outra hipótese deverá ser estudada e novos experimentos deverão ser colocados em prática.

Lei: com os resultados da experiência, o cientista pode comprovar se determinado fenômeno ocorre sempre que for realizada determinada experiência, formulando então uma lei. O cientista irá descrever o ocorrido de modo uniforme e invariável.

Teoria: aqui encontramos o resultado da lei, que irá explicar todas as questões levantadas desde o início da experiência até o seu resultado, incluindo situações surpresas que surgiram durante a experiência.

Ciência com base apenas na teoria

Dentro do campo da ciência, nem sempre é possível realizar o método cientifico por completo. Como exemplo, podemos citar o cientista Charles Darwin, que estudou durante mais de 20 anos dados de pesquisas, e possui um trabalho totalmente fundado com base em investigação sem chegar à fase da experiência. Algumas áreas da ciência, como é o caso da física quântica, possui seus estudos baseados em teorias, a partir de conclusões lógicas e com poucas experiências, devido à falta de tecnologia.

Determinismo Mecanicista

É um método científico desenvolvido e criado por René Descartes. Este método é conhecido também como “Reducionismo” ou “Modelo Cartesiano”, de forma simplista é baseado na concepção mecânica da natureza e do homem.

Sua teoria diz que tudo na natureza pode ser dividido em partes menores e analisadas e estudadas separadamente. A teoria de Descartes se utiliza da clássica frase: “Para compreender o todo, basta compreender as partes”. Seu método foi aplicado dentro da medicina, onde cada órgão ou parte específica do corpo humano foi dividida em especialidades. Cada problema ou doença em determinada parte do corpo humano é estudada separadamente como um distúrbio específico de cada local.

Veja mais!