Publicado por Anna de Cássia

Por causa da globalização que aconteceu nos últimos anos, as pessoas começaram a se mudar para cidades maiores, mais movimentadas e com mais oportunidades de trabalho. Algumas moram em cidades menores e viajam todos os dias para trabalhar ou estudar. Outras pessoas, que preferem um ambiente mais calmo, escolhem se mudar para cidades pequenas do interior. Em todos esses exemplos estão acontecendo migrações. Como assim?

Migrações

Foto: Reprodução

O que é migração?

Este é o nome que se dá ao processo que acontece quando pessoas se locomovem de um lugar para outro, não importando deque lugar estão saindo, nem para que lugar estão indo.

Porém, existem diferentes tipos de migrações, que são classificadas de acordo com o lugar de onde a pessoa está saindo, para qual lugar está indo, o tempo dessa migração, etc.

Tipos de migração

  • Migração interna – quando a pessoa está migrando de uma cidade para outra, mas dentro do mesmo país. Por exemplo, se mudar da Bahia para São Paulo.
  • Migração externa – quando a migração ocorre de um país para outro. Por exemplo, quando algum brasileiro vai morar nos Estados Unidos.
  • Migração pendular – acontece com pessoas que migram diariamente de uma cidade para outra, por exemplo, alguém que mora em uma cidade pequena e trabalha em uma cidade vizinha que é maior, ela sai de sua cidade todos os dias de manhã, e volta todos os dias de noite, fica fazendo esse movimento como um pêndulo.
  • Migração sazonal – é uma migração que dura só algum tempo, geralmente alguns meses. Por exemplo, algumas pessoas vão fazer intercâmbio, e passam 6 meses morando em outro país, e depois voltam. Isso é uma migração sazonal, assim como aquelas pessoas que moram no sertão do nordeste, e durante a seca migram para outros lugares que possuem água, e quando a seca termina voltam para suas casas no sertão.
  • Migração permanente – quando a pessoa migra para outro local por muitos anos ou por um tempo indeterminado.
  • Migração campo-cidade (ou êxodo rural) – acontece quando as pessoas saem de suas fazendas no campo para morar na cidade, onde têm mais oportunidades de emprego.
  • Migração cidade-cidade – quando alguém se muda de uma cidade grande para outra cidade grande, por exemplo, do Rio de Janeiro para São Paulo.

Diferença entre imigrante e emigrante

Quando uma pessoa está saindo de um local, dizemos que ela está emigrando. E quando uma pessoa está chegando no local, a chamamos de imigrante. Veja exemplos:

“Marta vai casar com um homem da França e emigrar para lá.”

“O Brasil possui vários imigrantes que vieram do Japão.”

Veja mais!