Publicado por Priscila Melo

O solo é formado por vários tipos de materiais diferentes, isso acontece de acordo com cada região, pois cada região possui suas características, tanto quanto ao clima, como vegetação e outros aspectos da natureza que interferem em sua composição. Os minerais são substâncias encontradas na natureza, eles são formados por uma composição química equilibrada, que vem de milhões de anos de processos inorgânicos. Utilizamos os minerais para a fabricação de vários objetos.

Minerais

Foto: Reprodução

Características dos minerais

Os minerais são todos sólidos, como feldspato, quartzo, topázio, mica, possuem uma estrutura cristalina, formada devido a interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Devem ser também uma mistura homogênea natural com uma composição química definida.

Existem algumas substâncias que se parecem muito com os minerais, mas que não possuem exatamente todas as características, dessa forma essas substâncias não podem ser chamadas de minerais, mas são chamadas de mineralóides.

Classificação dos minerais

Os minerais são classificados e denominados de acordo com a sua composição química e sua estrutura cristalina. Com essa distinção, os materiais que possuem a mesma composição química podem compor minerais totalmente diferentes em resultado de pequenas diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente. Os minerais variam quanto a sua composição desde os elementos químicos aos silicatos complexos com milhares de formas conhecidas. Deste modo podemos classificar os materiais em dois grupos: os minerais metálicos e os minerais não metálicos, há ainda os recursos energéticos fósseis que não se encaixam nessas duas classificações anteriores.

  • Minerais metálicos: são aqueles que contêm em sua composição elementos físicos e químicos de metal, eles possibilitam uma leve condução de calor e eletricidade. Exemplos: ferro, alumínio e cobre.
  • Minerais não metálicos: são aqueles que não contêm em sua composição as propriedades de metal. Exemplos: diamante, calcário e areia.
  • Recursos energéticos fósseis: são aqueles que contêm em sua composição elementos de origem orgânica. Exemplos: carvão, petróleo e gás natural.

O processo de mineração

Em nosso país, o processo de mineração teve início no final do século XVII, durante esse período os bandeirantes de São Paulo descobriram que essas riquezas minerais estavam presentes em nosso solo.

As regiões que eram mais ricas em minerais eram Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Goiás. Com a descobertas dessas riquezas os minérios brasileiros passaram a ser vendidos para o exterior, assim como a Pau Brasil e a cana de açúcar, essa nova descoberta virou mais uma fonte de exploração dos portugueses, que enriqueceram muito com a venda desses minerais.

Entre os principais minerais que até hoje são muito utilizados como matérias-primas temos o ouro, a prata e a platina, estes são utilizados na fabricação de joias e outros artefatos que são utilizados nos hospitais. Se você parar para olhar os objetos que tem na sua casa, principalmente na cozinha, irá encontrar alguns que são feitos a partir dos minérios.

Veja mais!