Por Prof. Luana Polon em 25/06/2014 (atualização: 10/03/2020)

Minerais são compostos químicos naturais, inorgânicos, comumente apresentados sob o estado sólido e que são elementos formadores das rochas.

Os minerais são compostos resultantes de milhões de anos de interações químicas e físicas na natureza. Por isso, os minerais são caracterizados como recursos naturais não-renováveis.

Os diferentes tipos de minerais são formados a partir de condições físico-químicas diferenciadas, dando origem a uma ampla variedade de minerais na natureza.

 

Pedras variadas de minerais

Os minerais são recursos naturais não-renováveis (Foto: depositphotos)

Quando um mineral é explorado economicamente, passa a denominar-se de minério. A atividade de exploração dos minérios é chamada de mineração, e é uma das atividades econômicas mais expressivas no mundo.

Os minerais estão presentes em tudo na vida humana. Aliás, no próprio corpo humano há vários minerais, como ferro, magnésio, zinco, cálcio, dentre outros.

Os minérios são amplamente utilizados na indústria, como a hematita (minério de ferro), a manganita (minério de manganês), a bauxita (minério de alumínio), dentre muitos outros.

O que são minerais?

Pedra de ouro

Ouro numa amostra de quartzo branco (Foto: depositphotos)

Os minerais são compostos naturais inorgânicos oriundos de milhões de anos de interações químico-físicas no planeta Terra. Comumente os minerais se apresentam no estado sólido e possuem cor, brilho e composição física bem definida.

Tipos de minerais

Os minerais são normalmente divididos em dois grupos, que são:

– Metálicos: são aqueles que apresentam em sua composição elementos físicos e químicos de metal. Com isso, possuem condução de calor e eletricidade, usados como minérios para tais fins na indústria. São exemplos: o ferro, o manganês e o alumínio.

– Não metálicos: são aqueles que não possuem metais em sua composição, logo, não são usados na indústria para condução de calor e eletricidade. São exemplos: o fosfato, o nitrato, o enxofre, o cloreto de sódio.

Os minerais são classificados por sua composição química em: Óxidos, Silicatos, Sulfatos, Carbonatos e Sulfetos.

Exemplos

A tabela abaixo mostra alguns dos principais elementos utilizados pelos seres humanos em suas construções e seus respectivos minerais:

TijoloArgila
BlocoAreia, Brita, Calcário
Fiação elétricaCobre, Petróleo
LâmpadaQuartzo, Tungstênio, Alumínio
Fundações de concretoAreia, Brita, Calcário, Ferro
FerragensFerro, Alumínio, Cobre, Zinco, Níquel
VidroAreia, Calcário, Feldspato
Louça sanitáriaCaulim, Calcário, Feldspato, Talco
AzulejoCaulim, Calcário, Feldspato, Talco
Piso cerâmicoArgila, Caulim, Calcário, Feldspato, Talco
Isolante – lã de vidroQuartzo, Feldspato
Isolante – agregadoMica
Pintura – tintaCalcário, Talco, Caulim, Titânio, Óxidos Metálicos
Caixa de águaCalcário, Argila, Gipsita, Amianto, Petróleo
Impermeabilizante – betumeFolhelho Pirobetuminoso, Petróleo
PiasMármore, Granito, Ferro, Níquel, Cobalto
Encanamento metálicaFerro, Cobre
Encanamento PVCPetróleo, Calcita
Forro de gessoGipsita
EsquadriasAlumínio ou ligas de ferro-manganês
Piso pedraArdósia, Granito, Mármore
CalhaLigas de Zinco-Níquel-Cobre ou Fibro-Amianto
Telha cerâmicaArgila
Telha fibro-amiantoCalcário, Argila, Gipsita, Amianto
Pregos e parafusos Ferro, Níquel
Fonte: Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná-ITCG da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná.

Como são formados

Os minerais são formados a partir das interações de processos físico-químicos em ambientes geológicos diversos. Dependendo do ambiente de formação, os minerais terão características diferentes. Quando estes minerais se agregam, formam as rochas que existem na natureza.

Propriedades dos minerais

As principais propriedades dos minerais são: cor, brilho, traço ou risca, dureza, clivagem e densidade. As características encontradas nas análises físicas dos minerais indicam as diferenças entre estes elementos da natureza. Através do conhecimento das propriedades dos minerais, pode-se conhecer os processos de origem destes.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

• Os minerais são compostos inorgânicos encontrados na natureza, os quais se originaram de interações químico-físicas diferenciadas.
• Os minerais são classificados em metálicos e não-metálicos.
• As principais propriedades dos minerais são: cor, brilho, traço/risca, dureza, clivagem e densidade.
• Quando os minerais são explorados economicamente, são chamados de minérios.
• A atividade de exploração dos minerais é chamada de mineração.
• Os minerais estão em tudo na vida humana, sendo que o próprio corpo dos seres vivos possui múltiplos minerais.
• Os minérios estão presentes nas atividades humanas, como a produção industrial, a construção civil, as comunicações etc.

Exercícios resolvidos

1) O que são minerais?
R: Os minerais são compostos químico-físicos formados naturalmente no meio ambiente. São inorgânicos e possuem cor, brilho e composição física bem definida.
2) O que são minérios?
R: Como minérios entendem-se os minerais que são explorados economicamente. Estes são usados em várias atividades humanas, como na produção industrial e construção civil.
3) Cite três exemplos de minerais.
R: São minerais o ferro, zinco e o cobre.
4) Quais são as principais propriedades dos minerais?
R: Algumas das principais propriedades dos minerais são: cor, brilho, traço/risca, dureza, clivagem e densidade.
5) O que são minerais metálicos?
R: São aqueles que contêm metal em sua composição. Eles possuem características de transporte de calor e eletricidade. São bastante usados na indústria.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» BRANCO, Pércio de Moraes. Serviço Geológico do Brasil. Mineral, Rocha ou Pedra? Disponível em: http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas—Rede-Ametista/Mineral%2C-Rocha-ou-Pedra%3F-1047.html. Acesso em: 05 de março de 2020.

» UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Núcleo de Geotecnia. Capítulo 3 – Minerais.

» VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Ática, 2011.

» ITCG. Importância dos recursos minerais. Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Estado do Paraná. Disponível em: http://www.mineropar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=28. Acesso em: 09 de março de 2020.