Publicado por Débora Silva

Muitos não sabem da importância de um pequeno animal que vive enterrado, construindo canais, galerias e arejando a terra. Surgidas há mais de 500 milhões de anos no planeta Terra e com mais de 5000 espécies em todo o mundo, as minhocas são animais invertebrados, de corpo cilíndrico e alongado, formado por vários anéis.

Muito utilizadas na pesca como iscas, elas são muito importantes para o solo, por vários motivos. Os solos com muitas minhocas são considerados muito férteis, daqueles onde tudo que se planta, nasce.

Minhocas

Foto: Reprodução

As características das minhocas

A minhoca é um animal anelídeo, isto é, o seu corpo apresenta-se alongado e segmentado. A segmentação é possível por ser um animal invertebrado (não possui esqueleto) e tem, ao longo do seu corpo, alguns anéis que facilitam a sua locomoção e o modo como vive debaixo do solo.

Estes animais são detritívoros, ou seja, a alimentação das minhocas é feita com organismos animais mortos e diversos tipos de plantas e folhas. Durante o processo, elas ingerem terra, aproveitando todo o material orgânico e eliminando a terra. Estes animais não possuem sistema auditivo nem visual.

A respiração das minhocas é cutânea, ou seja, ocorre na pele. São hermafroditas (cada uma possui testículos e ovários), e não são capazes de se reproduzirem sozinhas, tendo a necessidade de outra para haver a troca dos espermatozóides.

Podendo viver até os 16 anos e com o comprimento médio de 15 cm, as minhocas também possuem a capacidade de regeneração.

A função e a importância da minhoca no meio ambiente

Como já foi dito, as minhocas são muito importantes para o solo e para o meio ambiente, por vários motivos. Veja a seguir algumas funções destes animais:

  • Por serem detritívoras, alimentando-se de restos orgânicos de animais e vegetais, as minhocas elimina em suas fezes restos alimentares que sofrem a ação de bactérias decompositoras. Essas bactérias agem sobre esses restos alimentares e produzem um material chamado de húmus, muito importante para o crescimento e desenvolvimento das plantas (agem como fertilizante para o solo), por conter nutrientes como fósforo, potássio e nitrogênio;
  • Ao se movimentarem embaixo da terra, as minhocas vão cavando perfeitos túneis, que favorecem a ventilação das raízes das plantas, permitindo a penetração da água das chuvas com maior facilidade, fator que colabora para a melhor absorção de água pelas raízes;
  • As minhocas também são utilizadas como cosméticos e na culinária de alguns países.

Veja mais!