Por Prof. Larissa Dutra em 09/09/2014 (atualização: 30/04/2020)

A mitologia é uma característica importante da cultura, e é por ela que a sociedade explica suas crenças e história. No mundo antigo a explicação de fenômenos naturais e da origem humana provinham dessas lendas.

A mitologia grega é um conjunto de lendas que explicam o mundo grego antigo. Nela existem deuses que são donos desde a origem do mundo até a morte.

Deuses da mitologia grega

A mitologia grega ainda traz um enorme fascínio por variados motivos, entre eles, um dos mais importantes, é a humanização dos seus deuses.

Os deuses gregos possuem forma humana e durante muito tempo, segundo a mitologia, conviveram conosco na Terra. Os seus sentimentos são também muito parecidos com os nossos.

Estátuas de deuses gregos

A mitologia grega é um conjunto de lendas que explicam o mundo grego antigo (Foto: depositphotos)

É o primeiro registro de deuses que se parecem com homens. Antes, como na mitologia egípcia, os deuses eram representados por formatos de animais como cachorros, gatos e águias.

O primeiro deus seria o deus Caos. Caos continha o tudo e o nada dentro de si, mas quis construir novos mundos e formar novas vidas, então ele deu origem a Gaia, a deusa terra, que é o próprio planeta.

Logo em seguida, Caos gerou Tártaro, o deus do submundo, o qual será destinado a cuidar das pessoas que morrerem, e Urano o deus do céu. Gaia e Urano tiveram filhos juntos, entre eles Chronos, o deus do tempo.

Os filhos de Gaia foram aprisionados dentro de seu útero por Urano, que não queria perder o seu posto. Gaia, no entanto, em sofrimento, pediu que algum dos seus filhos a ajudasse a armar uma emboscada para que Urano ficasse infértil.

Chronos aceitou e acabou mutilando Urano que perdeu seu posto, Chronos virou então o deus do mundo. Mas Chronos não libertou os irmãos como prometido à Gaia, então Gaia o amaldiçoou dizendo que um dos seus filhos tiraria seu trono.

Chronos se casou com Réia, mas não quis ter filhos com medo da profecia, então todos os filhos que nascia ele engolia, até que Réia resolveu esconder um junto à Gaia, e esse filho era Zeus, o deus do trovão.

Quando Zeus venceu Chronos, todos os seus filhos engolidos ressurgiram, inclusive a pedra que Réia deu no lugar de Zeus, eles formaram os deuses no Olimpo.

E no templo de Delfos existe uma pedra que os gregos antigos acreditavam ser a que Chronos engoliu no lugar de Zeus. Essa é a história da origem da mitologia grega.

Os deuses do Panteão do Olimpo

São 12 os deuses do Olimpo grego:

Zeus

É o governador do Monte Olimpo, pai dos deuses e dos homens. O seu casamento mais conhecido foi com a deusa Hera.

Poseidon

É o deus dos mares e do oceano e irmão de Zeus. Segundo a mitologia, ele vive nas profundezas do oceano e tem o temperamento violento e instável como as águas do mar.

Ares

Ares era filho de Zeus e Hera. É o deus da guerra, muito violento e temperamental.

Apolo

Apolo e Ártemis são irmãos gêmeos, filhos de Zeus e de Leto. É o deus do sol, da ordem e da justiça. Um dos deuses mais cultuados pelos gregos.

Hefesto

Hefesto é o deus do fogo e dos metais. Filho de Zeus e Hera, considerado o deus mais feio do olimpo por ter nascido com uma deficiência e Hera ter desfeito dele por isso. Considerado também o pai dos vulcões.

Hermes

Hermes é o deus mensageiro que carrega as asas para que consiga levar as mensagens dos deuses. Filho de Zeus e de uma ninfa.

Dionísio

Um dos deuses mais conhecidos. É o deus do vinho e da festa. A mitologia conta que Dionísio nasceu de uma traição de Zeus e que Hera teria se vingado da sua mãe que faleceu e Zeus teria gestado Dionísio em sua coxa.

Hera

Hera foi a esposa de Zeus, e também irmã, já que a mitologia conta que ela era filha de Chronos e Réia. É a divindade que cuida do casamento, da maternidade e das mulheres.

Atena

Atena dá o nome da cidade de Atenas. É filha de Zeus com Métis. Deusa da sabedoria e das artes. Algumas histórias contam que ela nasceu das dores de cabeça de Zeus, por isso a sabedoria é atribuída a ela.

Deméter

Deméter era filha de Chronos e Réia e é conhecida como a deusa da agricultura. Do seu relacionamento com Zeus teve a deusa Perséfone, sequestrada por Hades que a deixava viver com a mãe somente três estações do ano.

Ártemis

Deusa da caça, dos animais e também da lua e da virgindade.

Afrodite

Afrodite é uma das deusas mais conhecidas da mitologia grega. Nasceu dos pedaços de Urano que caíram no oceano. É a deusa do amor e da beleza. Foi casada com Hefesto e é reconhecida nas lendas pelo amor que teve com os deuses Dionísio e Ares.

Heróis da mitologia grega

Hércules

Hércules era conhecido por sua força (Foto: depositphotos)

Um dos heróis mais conhecidos da mitologia grega é Héracles, ou como os romanos conhecem: Hércules. Os doze trabalhos de Hércules fazem alusão aos deuses do Olimpo e sua jornada foi difícil e auxiliada por eles.

Outro herói é Teseu, que conseguiu matar o Minotauro no labirinto de Creta. Aquiles é um dos mais conhecidos pela história da Guerra de Troia, onde ele teria sido o principal guerreiro e comandante.

Perseu foi o herói que matou a Medusa, ser mitológico com a cabeça de serpentes que petrificava as pessoas que olhavam para ela.

Qual a origem da mitologia grega?

Estátua de Homero

Homero é tido como o escritor da mitologia grega (Foto: depositphotos)

A mitologia grega era repassada através da oralidade, mas sabe-se que, depois de muito anos, os gregos resolveram compilar essa história em textos.

Alguns historiadores acreditam que esses textos foram escritos por diversas pessoas, mas oficialmente temos que o primeiro escrito foi de Homero em 750 a.C. Ele é tido como o escritor da mitologia grega.

Homero descreve a criação do mundo quando a deusa Oceanus se junta com o deus Céu, formando a terra. Hesíodo, outro filósofo grego da antiguidade, escreveu o texto Teogonia, que conta a origem dos deuses.

Nessa origem se situa a criação do mundo, da terra e dos deuses que conhecemos como Zeus, Afrodite, Atena etc.

Seres mitológicos

Minotauro

O minotauro é um ser metade humano, metade homem (Foto: depositphotos)

Os seres mitológicos mais conhecidos da mitologia grega são o Minotauro, que era um ser metade humano, metade homem que vivia no labirinto da ilha de Creta, e que comia humanos.

A Medusa era uma sacerdotisa de Atena, e como sacerdotisa deveria dedicar a sua vida totalmente para o templo, sem que tivesse vida intima. Atena tinha ganhado uma disputa entre ela e Poisedon, como forma de atacá-la, Poseidon tomou Medusa.

Atena furiosa, achou que Medusa a tinha traído e a transformou em uma cabeça de cobras e corpo de escama. Ela viveu muito tempo amedrontando os gregos, que quando a olhavam eram petrificados, até que Perseu a matou.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • A mitologia grega é um conjunto de lendas que explicam o mundo grego antigo.
  • Os deuses descritos tinham formas e sentimentos humanos.
  • O primeiro deus foi o deus Caos.
  • Homero é tido como o escritor da mitologia grega.
  • Os deuses do Olimpo são formados por 7 deuses e 5 deusas.
  • Zeus era o pai dos deuses e dos homens.

Exercícios resolvidos

1- Segundo a mitologia grega, quem foi o criador do mundo que conhecemos?
R: Tudo foi criado pelo deus Caos que formou a Terra (Gaia); o céu (Urano) e o submundo (Tártaro).
2- Qual é a relação de Gaia com os humanos?
R: Gaia é a primeira referência à Terra que temos na mitologia grega, ela dá origem a vida.
3- Qual foi o filósofo que escreveu a mitologia grega?
R: Homero foi o único nome encontrado nos registros das mitologias.
4- Quem são os principais heróis da mitologia grega?
R: Os principais heróis são Hércules, Aquiles, Teseu e Perseu.
5- Cite dois seres mitológicos.
R: O minotauro e a medusa.

*Larissa Dutra é historiadora e professora, com formação pela UNESA do Rio de Janeiro.

Referências

» ANTIFONTE. Testemunhos Fragmentos Discursos. Tradução: Luís Felipe Bellintani Ribeiro. São Paulo: Loyola, 2008.

» DETIENNE, Marcel. Mestres da Verdade na Grécia Arcaica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

» KERFERD, G. B. O movimento sofista. São Paulo: Edições Loyola, 2003.