Publicado por Priscila Melo

Você já ouviu falar em Hércules? O filho de Zeus que é um herói que vivia na Terra? Essa e outras histórias de heróis, deuses e outros seres fazem parte da mitologia grega. Você sabe o que é mitologia e como ela foi criada? Iremos falar agora sobre a mitologia grega, que até hoje faz parte da nossa vida seja através de livros, filmes, desenhos ou histórias.

Mitologia grega

Foto: Reprodução

Compreendendo a mitologia grega

Para os gregos quase tudo na vida tinha um significado maior, tinha uma crença de que determinados acontecimentos existiam porque algum deus era responsável. Aos fatos que não se tinha uma explicação científica, eles denominavam que acontecia devido a um ser maior. Essa imaginação acabou criando personagens e figuras mitológicas entre as mais diversas. São heróis, deuses, homens em corpos de animais, titãs (figuras gigantescas), entre muitos e muitos outros. Uma figura que contribuiu muito para a disseminação da mitologia foi a pitonisa, que era um tipo de sacerdote onde a população a procurava para saber sobre o que o destino lhes guardava. As explicações da pitonisa eram quase sempre baseadas nas mitologias.

Para se ter uma ideia da crença que a população grega tinha nesses mitos, eles faziam periodicamente oferendas aos respectivos deuses, ou seja, se queria uma colheita farta a oferenda era feita para a deusa Deméter que é a deus da colheita e agricultura, se queriam prosperidade nos negócios a oferenda seria para o deus Hermes que era considerado como o deus do comércio e da diplomacia.

Uma das obras mais conhecidas que fala bastante da mitologia é a teogonia, nesse poema são escritas várias histórias de vários mitos em narrações feitas por Homero.

Os principais seres mitológicos

As histórias mitológicas gregas são regadas de vários personagens, vejamos agora alguns deles:

  • Heróis (semideuses): Os semideuses eram seres filhos de deuses com humanos, detinham algum poder, mas diferente dos deuses, eles eram mortais. Exemplos: Aquiles, Teseu e Hércules.
  • Ninfas: São belas figuras femininas que habitavam os campos e bosques, também não eram imortais e não envelheciam. Tinham o poder de cura e profecia.
  • Sátiros: São figuras meio homem meio bode. Possuíam os chifres e as partes abaixo da cintura com formato de bodes.
  • Centauros: Os centauros eram meio homem e meio cavalo, o tronco (acima da cintura) era de homem, e abaixo era o lombo de um cavalo.
  • Sereias: As sereias são seres marítimos, o corpo acima da cintura era de mulher e abaixo de peixe. Possuíam um canto que enfeitiçava os marinheiros e os atraia possivelmente para a morte.
  • Górgonas: São seres femininos que possuem ninhos de cobras na cabeça e cauda de serpente. Entre as górgonas existentes, a que ficou mais conhecida na história foi a Medusa.
  • Quimera: São seres que tem uma aparência híbrida de dois ou mais animais. Conhecidas como bestas da mitologia possuem o poder de soltar fogos pelas narinas. Um bom exemplo de quimera é a figura de um animal com corpo de leão, rabo de serpente e duas cabeças (uma de leão e outra de cabra).

Os deuses gregos

Os deuses são as figuras mais importantes da mitologia. São seres imortais com poder bastante peculiar. Eram considerados divindades daquela época. Existiam vários deuses, onde cada um deles era especializado em alguma determinada tarefa. Alguns eram mais conhecidos que outros, e isso variava muito de acordo com o Deus em questão. Os deuses habitavam o pico do Monte Olimpo e de lá eles controlavam tudo que envolvia os seres humanos. Mesmo com poderes e a imortalidade os deuses possuíam características humanas, sentiam ciúme, raiva, compaixão, inveja, entre outros.  Em vários locais se encontram relatos de que deuses se apaixonaram por mortais e desciam até a terra para alimentar esse amor, assim surgiam os semideuses, esse amor causa ciúme entres os deuses do Olimpo que acabavam tecendo maldições aos seres envolvidos com exceção do deus.

Conheça os principais deuses gregos:

  • Zeus– Era o deus de todos os deuses, a figura mais imponente do Olimpo.
  • Afrodite– Era a deusa do amor, do sexo e da beleza.
  • Poseidon– Era o Senhor dos Mares.
  • Hades– Era o irmão de Zeus e Senhor do submundo, deus das almas dos mortos.
  • Hera– Era a deusa dos casamentos e da maternidade.
  • Apolo– Era o deus do Sol e das artes.
  • Ártemis– Era a deusa da caça e da vida selvagem.
  • Ares– Era o Senhor da guerra.
  • Atena– Era a deusa da sabedoria e da serenidade.
  • Cronos– Era o deus do tempo.
  • Hermes– Era o mensageiro dos deuses, e também representava o comércio e a diplomacia.

Veja mais!