Publicado por Anna de Cássia

O que é um monossílabo?

Não fique achando que, apenas porque tem um nome grande e complicado, é algo difícil de entender. E você vai ver que de nome só tem o nome, pois são palavras pequenininhas. Monossílabos são aquelas palavras da língua portuguesa que possuem apenas uma sílaba. Isso mesmo, apenas uma sílaba!

monossilabos

Exemplos de monossílabo:

  • Mão
  • Mãe
  • Pai

Tipos de monossílabos

Para facilitar nossos estudos, é comum encontrarmos nos livros os monossílabos divididos em dois grupos: monossílabos tônicos e monossílabos átonos. Essa divisão é feita de acordo com a intensidade do monossílabo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esses dois grupos e suas características, para que assim você possa entender melhor a língua portuguesa, que é nossa língua mãe e por isso temos que saber todas as suas regrinhas.

Monossílabos tônicos

Os monossílabos tônicos são aqueles que possuem uma intensidade maior, que não precisam se apoiar em outra palavra para possuir um valor fonético – ou seja, elas sozinhas já fazem sentido.

Lembre-se que a palavra “fonético” está ligada ao som das palavras, então, se os monossílabos tônicos possuem um valor fonético maior, elas são aquelas cujo som é mais forte. E justamente por possuir um som mais forte, a maioria deles tem ascento.

Veja exemplos de palavras monossílabos tônicos:

  • Terminados em a: pá, cá, lá, chá…
  • Terminados em e: fé, ré, pé, crê, vê…
  • Terminados em o: nó, só, dó, pó, nós…

Monossílabos átonos

Os monossílabos átonos são aquelas palavras de uma única sílaba que possuem uma intensidade mais fraca. Eles não conseguem ser independentes, precisam estar sempre acompanhados de outras palavras, precisam se apoiar nessas palavras para poder ganhar valor fonético.

Conheça os monossílabos átonos:

  • Que, em, nos, de, lhe, te, se, me, o, os, a, as…

Para entender melhor como é que o monossílabo átono se apoia em outra palavra, veja como fica em uma frase:

  • Ontem nós fomos passear de bicicleta.
  • Não tenha medo, o cachorro não vai te machucar.

Perceba que o monossílabo “de” está ligado ao verbo passear. Da mesma forma, o monossílabo “o” está ligado ao substantivo cachorro, e o monossílabo “te” está ligado ao verbo machucar.

Como o monossílabo átono tem um som de intensidade fraca, ele precisa estar ligado a palavras de uma intensidade sonora fonética maior para assim serem notados no meio da frase.

Veja mais!