Publicado por Anna de Cássia

Você sabia que o planeta terra está em constante movimento? Pois é, ao contrário do que parece, o planeta não está sempre parado como nós percebemos, ele está o tempo inteiro girando. Só que o movimento é tão devagar que nós nem percebemos.

Movimentos da Terra

Foto: Reprodução

O planeta realiza uma série de movimentos, todos ao mesmo tempo. Dois desses movimentos são os mais conhecidos: o movimento de rotação e o movimento de translação. Conheça um pouco sobre cada um deles:

Movimento de rotação

Esse movimento acontece quando a Terra de desloca em torno do seu próprio eixo, realizando um movimento de 360°, ou seja, é quando o planeta gira em torno dele mesmo, da mesma forma que gira um pião.

O movimento acontece do oeste para o leste, e para dar uma volta completa de 360° o planeta demora 23 horas e 56 minutos, ou seja, um dia. É por causa da rotação, então, que todos os dias o sol nasce e se põe. Como assim?

Como o planeta é redondo, um lado dele está voltado para o Sol e é iluminado (dia), enquanto o outro está contra o Sol e não é iluminado por ele, mas sim pelo reflexo do Sol na lua (noite). Então, com a rotação, o planeta gira e faz com que o lado que é noite se torne dia, e o dia se torne noite, e depois tudo troque novamente.

Movimento de translação

O movimento de translação acontece quando a Terra gira em torno do Sol. O Sol é uma estrela tão grande, que para dar uma volta ao seu redor a Terra demora 365 dias, e é justamente essa contagem que determina os anos. Cada ano tem 365 dias, e quando o planeta dá uma volta completa no Sol nós comemoramos o ano novo.

Você sabia que as estações do ano acontecem por causa da translação? Isso mesmo! Esse movimento do planeta faz com que aconteçam alterações nos raios solares que chegam à terra, fazendo com que em uma determinada época do ano os raios cheguem mais fortes, e em outra época cheguem bem mais fracos. As quatro estações do ano existentes verão, outono, inverno e primavera.

Outros movimentos da Terra

A rotação e translação são os principais movimentos realizados pelo planeta terra, porém, existem outros movimentos que também acontecem, como o movimento de revolução, que é quando o planeta se desloca em torno do centro da Via Láctea, o movimento nutação, que é quando acontece uma oscilação do eixo de rotação da Terra, e o movimento de precessão dos equinócios, que é quando o eixo da Terra se desloca.

Veja mais!