Geografia

Diferença entre cidade e município com exemplos

Como município entende-se a menor unidade territorial com governo próprio no contexto do Brasil. O município é administrado por uma prefeitura.

Já a cidade é uma parte do município, a sede municipal, a qual leva o mesmo nome do município. A cidade é o espaço urbano do município e ao entorno dela está o espaço rural.

Há um distrito-sede no município, o qual também pode ter outros distritos ao longo de seu território rural, os quais normalmente são chamados de vilas.

Muitas vezes os conceitos de cidade e município são tratados como sinônimos, mas isso não está correto. A cidade é uma das partes constituintes do município, a urbe, sendo que existe também o espaço agrário em seu território.

Petrópolis, no Rio de Janeiro

O município de Petrópolis, no Rio de Janeiro não abrange apenas a parte da cidade propriamente dita, mas também o espaço rural (Foto: depositphotos)

 

São Paulo capital

Alguns municípios, como São Paulo capital, apresentam núcleo urbano bastante expressivo, ou seja, uma predominância da cidade em relação ao espaço do campo. (Foto: depositphotos)

O que é município?

O município é uma das unidades de espaço territorial político dentro de um país, constituindo-se como a menor dentre elas. Há a Federação, os Estados e depois os Municípios.

O município não é sinônimo de cidade. Um município é um espaço amplo no qual estão a cidade [1] – como espaço urbanizado – mas também o ambiente rural, os distritos, vilas, linhas, comunidades.

A cidade é a sede principal do município, onde estão as instituições do Poder Municipal, como a Prefeitura e a Câmara de Vereadores. Alguns municípios possuem subprefeituras em distritos ou bairros, para melhor gerenciar as ações municipais.

Fazenda com vacas

O espaço rural é parte do município (Foto: depositphotos)

 

Rua de pedras

As cidades podem ser muito diferentes entre si, mas todas são parte dos municípios. (Foto: depositphotos)

O que é cidade?

A cidade [2], também chamada de urbe, é o espaço urbanizado de um município. É a sede municipal, onde estão as principais instituições públicas e privadas de um município.

Para definir o que é uma cidade, os pesquisadores da área usam critérios como: tamanho demográfico, densidade, aspectos morfológicos, atividade dos habitantes, modo de vida, interrelações e geração de inovação.

Sobretudo em municípios pequenos é difícil definir onde acaba a cidade e começa o campo. Há cidades que ocupam quase todo território do município, ou seja, há pouco espaço rural. Já outros municípios possuem um núcleo urbano pequeno e grande espaço territorial agrário.

A cidade leva o mesmo nome do município, e pode ser dividida em bairros. É nas cidades que se concentram várias atividades humanas, como as indústrias, o comércio, as escolas, atividades culturais etc.

Estrada levando à cidade

Visão de uma cidade ao longe, onde a cidade é representada pelas construções (Foto: depositphotos)

Diferença entre cidade e campo

No território do município, existe uma divisão entre cidade [3] e campo. Alguns municípios possuem maior extensão de cidade, com pequeno espaço de campo. Outros possuem maior extensão de campo e um núcleo da cidade menor.

A diferença entre cidade e campo é que são formas de ocupação do espaço distintas.

Na cidade predomina o estilo de vida urbano, há maior concentração de pessoas circulando pelos lugares, há trânsito, comércios, indústrias, escolas, igrejas, ou seja, atividades humanas diversas.

No campo predomina o estilo de vida rural, ou agrário, onde as atividades são voltadas para produção agrícola, pecuária, criação de pequenos animais, pesca. O ritmo de vida é diferente daquele da cidade, as ocupações das pessoas são outras.

A cidade [4] não é sempre igual em todos os lugares, há desde cidades pequenas até metrópoles. O campo também é bem diversificado, onde podem existir pequenas propriedades até latifúndios.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • Município e cidade não são sinônimos.
  • O município é uma unidade territorial política, sendo a menor dentro de um país.
  • A cidade é uma parte do município, a sede municipal e parte urbanizada deste.
  • O município é administrado por uma prefeitura.
  • Cidade e campo são espaços de um município ocupados de forma diferente, caracterizados pelas atividades humanas nestes desenvolvidas.

Exercícios resolvidos

1) Explique o que é um município.
R: Um município é uma unidade política dentro de um território. Ou seja, é uma fração do território administrada por um ente político, que no caso é a prefeitura. No município está o espaço urbano e o espaço rural.
2) O que é uma cidade?
R: A cidade é uma parte do município. Ela é basicamente a parte urbanizada de um município, por isso chamada de urbe. A cidade é a sede municipal, onde estão as instituições do Poder Local (prefeitura, câmara dos vereadores), e onde se concentram atividades humanas como indústrias, comércio, escolas, atividades culturais etc.
3) Cite três atividades que são desenvolvidas no campo.
R: Agricultura (cultivo de plantas, como soja, milho, trigo); criação de animais (gado, galinhas, porcos) e pesca (em açudes, rios).
4) Qual a diferença entre município e cidade?
R: O município é a unidade política territorial no qual a cidade está inserida. Além da cidade, o município abrange também o espaço rural, distritos, vilas, linhas. A cidade é uma parte do município, e pode ser dividida em bairros.
5) Cite três características das cidades que as diferenciam do campo.
R: São características próprias das cidades: uma grande concentração de pessoas em um espaço reduzido (maior densidade demográfica); trânsito de veículos e pessoas; maior concentração de lojas, mercados, instituições públicas, escolas etc.

*Luana Polon é Mestre em Geografia e Graduada em Geografia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Especialista em Neuropedagogia pela Faculdade Alfa de Umuarama (FAU) e em Educação Profissional e Tecnológica (São Braz).

Referências

» BERNARDELLI, M. L. F. da H. Contribuição ao debate sobre o urbano e o rural.

» SPOSITO, M. E. B.; WHITACKER, A. M. Cidade e campo: relações entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2006, p. 33-52.

» BERNARDES, L. M. C.; SANTOS, Sergio R.L.; WALCACER, Fernando C. Redefinição do conceito de urbano e rural. Curitiba: Ipardes, 1983.