Ciências

Musaranho: tudo sobre o menor mamífero do mundo

Desconhecidos para a maioria dos brasileiros, os musaranhos são velhos conhecidos do homem. Na China, os chen-shu, como são conhecidos, são tratados como animais que dão sorte, pois produzem sons parecidos com o vocábulo ‘dinheiro’ na língua mandarim.

Para os antigos egípcios, eram animais terrestres que “vinham da escuridão”, assim como cobras, besouros e outros, e tinham grande importância religiosa. Diversos exemplares já foram encontrados mumificados.

Embora não exista nenhuma espécie de musaranho no Brasil, eles fazem parte do terceiro maior grupo de mamíferos existentes, a ordem Insetívora.

Musaranho

O musaranho é o menor dos mamíferos existentes (Foto: depositphotos)

Existem em todo o mundo, já reconhecidas pela ciência, 423 espécies de musaranhos. Só perdem em número de espécies para os roedores e os morcegos.

Os musaranhos incluem os mamíferos [1] mais pequenos (micromamíferos) e primitivos conhecidos, apresentando características morfológicas e fisiológicas que se parecem aos dos mamíferos ancestrais.

Espécies de musaranho

Os musaranhos podem ser agrupados em três subfamílias:

As espécies destas subfamílias, por habitarem regiões climáticas muito diferentes, desenvolveram adaptações distintas para conseguirem sobreviver.

O inverno é uma estação crítica para muitas espécies, que por isso apresentam adaptações anatômicas, fisiológicas e comportamentais que lhes permitem resistir a baixas temperaturas e à escassez de alimento.

Enquanto estes podem, por exemplo, desenvolver uma pelagem mais densa que lhes oferece um maior isolamento térmico corporal, os musaranhos e outros pequenos mamíferos dependem sobretudo de estratégias fisiológicas e comportamentais.

As principais espécies de musaranho são: Musaranho de água europeu, Musaranho de dentes vermelhos, Musaranho anão de dentes vermelhos, Musaranho fingui, Musaranho de dentes brancos, Musaranho pigmeu e Musaranho comum.

Características

Musaranho na grama

O musaranho é terrestre e tem hábitos noturnos e solitário (Foto: depositphotos)

Os musaranhos possuem olhos pequenos e uma fraca visão, mas sentidos de audição e olfato excelentes que lhes permitem orientar-se e capturar presas em condições de fraca visibilidade.

A sua dentição com dentes aguçados facilita a captura de invertebrados através de suas presas, embora também ocasionalmente se alimentem de sementes e bagas.

A maioria das espécies tem hábitos noturnos e é muito discreta. São encontrados em ambientes bem variados: de regiões semiáridas a florestas quentes e úmidas, florestas de montanha e áreas alagadas.

A maioria vive na superfície do solo, mas algumas espécies são fossoriais (habitam galerias subterrâneas) e outras semiaquáticas ou arbóreas.

Apesar das dimensões reduzidas comparativamente a todos os outros mamíferos, e da morfologia pouco variável, os musaranhos ocupam uma vasta variedade de nichos ecológicos de tal forma que várias espécies podem coexistir nas mesmas áreas geográficas.

Em sua maioria, porém, são animais que não suportam ficar sem comer por muito tempo e precisam renovar continuamente seus estoques de energia, consumindo alimento em grandes quantidades durante seu período de atividade, ou até entrando em estado de torpor em períodos não favoráveis (com alimento escasso ou de clima muito frio).

O menor dos mamíferos

O musaranho é considerado um micromamífero, ou seja, o menor dos mamíferos existentes. Para se ter uma ideia, algumas espécies podem medir em torno de três centímetros mesmo na fase adulta.

Muitas vezes são confundidos com roedores, mas eles não são. São animais insetívoros. O nome insetívoro refere-se ao hábito alimentar da maioria dos mamíferos dessa ordem: consomem basicamente pequenos artrópodes, principalmente insetos [4].

Algumas espécies de musaranhos chegam a pesar entre 2 e 3 gramas. Apesar do seu reduzido tamanho, possuem uma taxa metabólica muito elevada o que justifica o seu apetite insaciável.

Estes pequenos mamíferos não sobrevivem longos períodos sem comer, mantendo-se ativos de dia e de noite, intervalando curtos repousos. Para suprir a energia necessária ao seu acelerado ritmo, o coração do musaranho chega a bater 1200 vezes por minuto.

Curiosidades sobre o musaranho

Fatores de ameaça

O musaranho pode ser afetado negativamente pela destruição ou perda de habitat e pelo uso de pesticidas, alterações que provocam a diminuição da abundância dos invertebrados [5] de que se alimenta.

Resumo do Conteúdo
Nesse texto você aprendeu que:

  • O musaranho é um animal mamífero e insetívoro.
  • Ele não é encontrado no Brasil.
  • São considerados micromamíferos.
  • Possuem olhos pequenos e uma fraca visão, mas sentidos de audição e olfato aguçados.
  • São encontrados em ambientes bem variados.
  • Alguns musaranhos são venenosos.

Exercícios resolvidos

1- Qual animal é considerado o menor dos mamíferos?
R: Musaranho.
2- A qual ordem pertencem os musaranhos?
R: Insetívora.
3- Cite algumas características dos musaranhos.
R: Possuem olhos pequenos e uma fraca visão, mas sentidos de audição e olfato bem desenvolvidos; a maioria possui hábitos noturnos; consomem grande quantidade de alimento; alguns são venenosos.
4- O que o musaranho come?
R: Ele se alimenta basicamente de insetos, mas raramente também é visto ingerindo sementes e bagas.
5- Quais os principais fatores de ameaça para o musaranho?
R: Ele pode ser afetado pela destruição ou perda de habitat e pelo uso de pesticidas, pois isso ocasiona a diminuição da quantidade dos invertebrados de que se alimenta.

*Natália Duque é Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

» GARCÍA-PEREA, Rosa et al. Sorex granarius. Mammalian Species, n. 554, p. 1-4, 1997.

» LOUREIRO, Filipa et al. A comunidade de mamíferos não voadores da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Centro de Portugal): Distribuição e situação regional. Galemys, v. 19, p. 139-157, 2007.