Por Priscila Melo em 05/06/2014

Desde pequenos sempre ouvimos e lemos histórias, não é mesmo? Seja em casa ou na escola, temos contato com diferentes histórias desde cedo. Quem nunca ouviu falar na história da Cinderela ou dos Três Porquinhos? Assim como essas duas histórias citadas há milhares de outras histórias, e você já deve ter ouvido muitas delas. Mas sabe o que essas histórias têm em comum? Todas elas possuem o mesmo tipo textual, a narração. Que tal conhecer um pouco mais sobre isso?

Narração

Foto: Reprodução

Definição

A narração é um texto que contém vários fatores que são interligados a trama do texto e que são muito importantes para que se tenha uma boa estrutura textual. O texto narrativo se baseia em uma ação na qual estão envolvidos tempo, espaço, enredo e personagens.

O significado

A palavra narrar significa contar alguma coisa, falar sobre algum acontecimento que pode ser de verdade ou apenas uma invenção. A narração consiste em formar uma sequência de fatos em que as personagens se movem em um determinado espaço à medida que o tempo passa.

É importante saber que há uma grande diferença entre narração e narratividade. Diariamente encontramos textos narrativos, contando ou ouvindo histórias. Mas todos os textos que não fazem parte da ficção não podem ser considerados narração.  Desta forma chamamos esses relatos de narratividade.

Os elementos do texto narrativo

O texto narrativo é conhecido por alguns elementos básicos. Agora vamos conhecer um pouco de cada um desses elementos:

O tempo – o intervalo de tempo em que as coisas acontecem no texto. Ele pode ser um tempo cronológico (aquele que é especificado durante o texto), ou psicológico, neste as coisas não acontecem aleatoriamente, você percebe que há um intervalo entre os acontecimentos, mas não consegue diferenciar.

O espaço – este é de grande importância para a narrativa, pois é a partir da descrição do espaço que o leitor pode se situar e imaginar os acontecimentos com mais facilidade.