Publicado por Priscila Melo

Sabemos que a nossa língua é viva e bastante dinâmica, por se tratar de uma língua que está em uso ela sofre muitas transformações, com o passar do tempo o vocabulário vai crescendo e novas palavras são criadas. A criação de novas palavras e expressões no mundo da internet é muito mais frequente. E é sobre a criação dessas novas palavras que iremos falar agora, você sabe o que é neologismo? Vamos aprender um pouco mais sobre esse assunto agora.

Neologismos

Foto: Reprodução

Definição

O neologismo é um fenômeno linguístico consiste na criação de uma nova palavra ou expressão, ou até mesmo na atribuição de um novo sentido a uma palavra que já existe. A criação dessa palavra ou expressão geralmente acontece quando uma pessoa quer se expressar, mas não consegue encontrar a palavra ideal.

Como um falante nativo, possuímos um domínio total dos processos de formação das palavras, pois temos a língua internalizada, o que faz com que fique fácil criar uma nova palavra até mesmo sem perceber que está usando um dos processos que existem na nossa língua como a prefixação, a sufixação, a aglutinação ou a justaposição.

Tipos de neologismo

Estas palavras ou expressões que são chamadas de neologismos, surgem de comportamento que pode ser espontâneo de relações entre as pessoas através da linguagem natural ou artificial.

Desta forma, podemos afirmar que existem dois tipos de neologismo: o de linguagem natural e o de linguagem artificial. O primeiro acontece na conversação espontânea do dia a dia, já o segundo tipo, acontece através do bate-papo eletrônico (chat) via internet.

Suas funções

Geralmente o neologismo possui fins comunicativos, mas podem ainda ser usado com um fim pejorativo (através de palavrões, gírias, ironias, etc). O neologismo passa a ser parte do léxico da língua quando aparece no dicionário e passa a ser admitido na linguagem padrão. Esse tipo de coisa acontece com frequência, pois a língua se adapta ao uso que a comunidade linguística faz dela. Da mesma forma acontece com algumas palavras ou expressões que antigamente faziam parte do léxico da língua e que hoje deixaram de ser usada e acabaram sendo consideradas arcaísmos.

As classificações do neologismo

Há vários tipos de classificações do neologismo, entre eles, temos:

  • Neologismo semântico – que é quando a palavra já existe, mas ganha um novo significado. Exemplo: Eu disse que aquilo daria zebra. (daria errado).
  • Neologismo lexical – é quando uma nova palavra é criada, com um novo conceito. Exemplo: deletar (apagar, eliminar)
  • Neologismo sintático – é quando existe a combinação de elementos já existentes na língua como a derivação ou a composição. Exemplo: João Paulo II reinventa a Igreja papalizando com êxito.

Veja mais!