Publicado por Ana Ligia

O Dia do Fotografia é mundialmente comemorado no dia 19 de Agosto. Mas os profissionais brasileiros da considerada 8ª arte ganharam um dia a mais para celebrar a foto: no Brasil, 8 de janeiro também é o dia do fotógrafo.

Alguns dados históricos alegam que 8 de janeiro de 1840 foi a data corresponde ao dia em que a daguerreotipia foi trazida oficialmente para o Brasil. Mas isso ainda é algo que gera discussões, pois existem documentos que mostram que na verdade ela chegou ao país no dia 16 de janeiro do mesmo ano.

A daguerreotipia foi trazida de Paris para o Rio de Janeiro pelo abade Louis Compte. Ele demonstrou seu funcionamento para o futuro imperador, D. Pedro II.

no-dia-8-de-janeiro-se-comemora-o-dia-do-fotografo

Foto: depositphotos

Foi quando D. Pedro decidiu encomendar uma daguerreotipia, sendo ela provavelmente a primeira máquina de fotografia a chegar às mãos dos brasileiros.

Ainda no mesmo ano, o fotógrafo americano, Augustus Morand fotografou, pela primeira vez, a família real do Brasil. Dois anos depois o fotógrafo montou no Hotel Pharoux o que seria o primeiro estúdio fotográfico do país.

Dom Pedro era um grande apreciador da fotografia. As fotos tiradas por ele eram registradas em negativos de vidro e possuíam grandes formatos.

Evolução da fotografia

A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida em 1826, pelo francês Joseph Niépce, numa placa de estanho, desde então muitas “águas rolaram”. Isso porque, com o passar dos anos, nasceu a fotografia em preto e branco, no século XIX. Em seguida surgiu a fotografia colorida, que deu lugar a fotografia digital. As formas de revelação e armazenamento também foram sendo modernizadas, ao invés das fotos serem guardadas em álbuns de papel, passaram para o armazenamento digital, em HDs e diversos programas de internet.

Veja mais!