Publicado por Nicoli Tomazella

O ambiente natural pode ser caracterizado como um ambiente que foi sendo adaptado pelos homens até se transformar no ambiente modificado. Porém antes de isso vir acontecer eram os homens que se adaptavam a esses ambientes naturais. Construíam sua moradia perto do rio, pela necessidade de água para sobreviver, para a agricultura e para as plantações de alimentos.

O ambiente natural e o ambiente modificado

Foto: Reprodução

A mudança do ambiente natural

Com o passar dos anos o número de homens foi crescendo e se aglomerando, a partir daí pode-se notar uma modificação no ambiente natural. As pessoas começaram a construir mais casas, igrejas, locais para diversão, escolas, etc.

Parte da natureza foi destruída para abrir espaços para as construções de modificação no ambiente. E por mais que o homem tentasse preservar a natureza, sempre era preciso destruir uma parte dela para novas construções.

Recursos Naturais

A natureza é dotada de muitos recursos que é nos oferecido, são eles o solo, a água, o ar, a luz, o calor e os seres vivos. São eles que compõem a formação de um lugar.

Com o crescimento populacional dos seres humanos a natureza foi cada vez mais destruída, o que acarretou vários problemas à vida do planeta.

Crescimento Populacional

A população foi crescendo e junto dela os problemas também foram crescendo. A construção das cidades é um grande exemplo desses problemas, por diversos fatores como a destruição da camada de ozônio que favorece o aumento de doenças como o câncer e as doenças respiratórias.

Outros problemas que podemos destacar são: o efeito estufa, que com o aumento do calor, provoca a estiagem das chuvas, diminuindo as águas do rio; o calor excessivo que tem provocado o derretimento das geleiras, aumentando as águas dos mares e oceanos, o que vem provocando catástrofes.

Qualidade de vida

As cidades passam a estar tão cheias que as favelas vão aumentando cada vez mais. Elas não apresentam condições dignas de moradia, não têm saneamento básico, as pessoas convivem com o esgoto aberto, sem água tratada e no meio de uma população com várias doenças.

Sendo assim devemos sempre mais estar atentos com a preservação da paisagem natural, pois os ambientes modificados têm causado sérios problemas ao mundo todo. O que acaba prejudicando a qualidade de vida de toda a população mundial.

Veja mais!