Publicado por Nicoli Tomazella

Sendo uma das maiores características do Brasil, o folclore encanta adultos e crianças até o dia de hoje. Dividido entre lendas e mitos, o folclore foi criado por moradores do interior das regiões do Brasil, muitas vezes para entreter os moradores e outras até para assustar. No Brasil existe uma data para a comemoração desse dia, o dia do folclore.

Uma das maiores lendas e mitos do nosso folclore é a lenda do Caipora. Ele é conhecido por sua semelhança com o Curupira, tanto fisicamente quanto com o desejo de acabar com os caçadores nas florestas.

Caipora

Foto: Reprodução

Suas principais características

Ele é representado de várias formas, suas características foram relatadas de diversas maneiras, alguns dizem que caipora é uma mulher, índia, e outros dizem que é um homem matuto, baixo, que vive montado em um porco do mato. As principais características do Caipora são: ele é anão, tem os cabelos vermelhos, orelhas pontudas e dentes esverdeados.

A história do Caipora

Reza a lenda que o Caipora é o protetor dos animais de pele, couro ou chifre, como os porcos, tamanduás, cobras, tatus, veados, etc. Sua missão é assustar os caçadores que matam esses animais de forma cruel e predatória. Ele prega peças nos caçadores que chegam às matas, mal intencionados, querendo matar os animais. Assim Caipora solta uivos e gritos, assustando esses homens que invadem a mata. Outra forma de pregar peças é espantando os caçadores para longe ou ressuscitando os que foram mortos. Ele fica furioso e lança seu barulho, persegue os caçadores, bate nos cães de caça, até que eles fujam da floresta deixando as armas por lá.

Oferendas ao Caipora

Caipora não é um exemplo por completo, ele gosta de fumo e bebida.  Alguns caçadores levam esses presentinhos para ele em troca de uma boa caça. Porém a caça só deve acontecer se não maltratarem o animal, nem matar uma fêmea que espera um filhote. Mesmo assim esses presentinhos não são suficientes, pois o Caipora é conhecido por ser muito traiçoeiro.

Durante os dias santos e feriados

A lenda ainda diz que aos domingos, dias santos e feriados o Caipora age com mais força e de maneira mais intensa.

Veja mais!