Publicado por Priscila Melo

Alguma vez, ao amanhecer ou entardecer você ouviu uma cigarra cantar? Geralmente esse som é muito forte e são várias cigarras cantando ao mesmo tempo, mas você sabe por que elas emitem esse som? Para que serve o canto das cigarras? Agora você irá conhecer um pouco mais sobre a vida desse inseto e descobrir qual a utilidade e importância desse canto.

O canto das cigarras

Foto: Reprodução

Conhecendo a cigarra

A cigarra é um inseto que pertence à ordem Homoptera e a família Cicadidae. São mais de 1500 espécies de cigarra que existe, elas são muito conhecidas devido ao canto dos machos, que é diferente de acordo com cada espécie e sempre é ouvido nas épocas mais quentes do ano. Veja a seguir algumas características peculiares desse inseto.

As características da cigarra

As cigarras são conhecidas pela sua forma e seu tamanho, que varia entre 15 até pouco mais 65 milímetros de comprimento, podendo chegar a atingir até 10 centímetros de envergadura. Elas possuem uma espécie de bico comprido para que possam se alimentar da seiva de árvores e plantas.

Os machos possuem um aparelho estridulatório, que fica nos lados do primeiro segmento abdominal desse inseto, e é esse aparelho que faz com que emitam o som, que é diferente de acordo com cada espécie.

Nas épocas mais quentes as cigarras ficam bastante agitadas, as fêmeas adultas são fecundadas pelo macho nesse período, que é quando os machos cantam mais. Depois de serem fecundadas, as fêmeas colocam seus ovos em ramos e folhas de plantas e após isso morrem. Quando os ovos das cigarras eclodem, saem pequenos insetos, chamados de ninfas, que descem da planta e se enterram no chão, embaixo da terra eles se alimentam da seiva das raízes. Após passar por esse período, sobe nas árvores, sofre uma transformação e torna-se uma cigarra adulta.

O seu canto

Os insetos utilizam o som para várias coisas, como para se comunicar, defender, atacar e também para o acasalamento. As cigarras, neste caso os machos, cantam para atrair as fêmeas e assim fazer o acasalamento.

Os machos e as fêmeas possuem um órgão na base do abdômen, que é um tipo de caixa acústica, porém nos machos há uma membrana vibrátil que é responsável pela emissão dos sons, já as fêmeas não possuem essa membrana. Por isso que apenas os machos podem cantar.

Só as cigarras adultas é que podem cantar e para isso, os machos sobem no alto das árvores e se fixam nas plantas, geralmente cantam intensamente ao amanhecer ou ao entardecer em busca de uma parceira.

Como o canto das cigarras é muito alto, elas possuem um par de membranas que são como orelhas que fazem com que o som estridente não cause danos a esses insetos. Além de utilizar o som para atrair as fêmeas, por ser um som muito alto, as cigarras acabam afastando seus predadores que por possuírem um ouvido sensível não conseguem chegar perto desses insetos.

A importância da cigarra

A cigarra possui uma importância positiva e ao mesmo tempo negativa para o meio ambiente, pois ela serve de alimento para os predadores, mas também é uma praga para algumas culturas. Quando são ninfas e estão se alimentando da seiva das raízes acabam causando ferimentos e retirando líquidos vitais da planta, com isso os fungos e bactérias penetram com mais facilidade, fazendo com que a planta possa chegar a morrer.

Veja mais!