Publicado por Natália Petrin

Você fala biscoito ou bolacha? E seus amigos? Muitas pessoas já passaram pela famosa discussão do “Biscoito x Bolacha”, principalmente quando são provenientes de diferentes regiões do Brasil. Mas qual das duas formas está correta?

Qual é o certo?

Tecnicamente, os dois. Não está errado falar bolacha, nem biscoito, mas a verdade é que “biscoito” entrou antes na língua portuguesa, e é assim, e somente assim, que poderíamos apontar um “vencedor” para essa discussão.

Ambos termos, no entanto, são válidos quando analisamos a etimologia ao alimento produzido atualmente no território brasileiro. Você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de biscoitos/bolachas do mundo, chegando a um valor incrível de 1,2 mil toneladas ao ano? Não dá nem para imaginar quanto tempo levaria para comer tudo isso, não é mesmo?

O certo é biscoito ou bolacha?

Foto: Pixabay

Etimologia

Biscoito é uma palavra derivada do latim bis, que significa duas vezes, mais coctus, que significa cozido. Veio ao português pela palavra francesa bescuit, proveniente do século XII. O nome se aplica ao alimento que gostamos tanto, uma vez que ele era assado duas vezes, de forma a ficar menos úmido e ter uma durabilidade maior. As bolachas recheadas de hoje em dia, vão ao forno nada menos do que 4 vezes.

Bolacha, por sua vez, é uma palavra derivada de “bolo”, que deriva de bulla, que em latim significa objeto esférico. O sufixo acha, remete ao diminutivo. Em Holandês, a palavra koekje significa a mesma coisa, e foi dela que vieram os termos Cookie e cracker, que segundo convenções usadas para diferenciar dos biscoitos, são aqueles que usam componentes levantadores, como é o caso do fermento. Como os produtos brasileiros se adequam à isso, podemos chama-los de bolacha.

Legislação

O registro mais antigo para a utilização da palavra “biscoito” é do ano de 1317, quando a palavra ainda era escrita de um jeito diferente: bíscoyto. Bolacha, por sua vez, somente apareceu no ano de 1543, o que faz de biscoito, uma palavra usada há mais tempo na língua portuguesa.

Google Trends

Segundo os dados do Google Trends, ao analisar os termos bolacha e biscoito, notamos que há uma predominância caracterizada pela regionalidade. Em estados do Sul e parte do Centro-Oeste, além de São Paulo, há uma predominância nas buscas por bolacha, sendo que as maiores buscas em porcentagem são em Santa Catarina, seguida por Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.

A busca pelo termo biscoito, no entanto, é predominante no restante da região Sudeste e em todo o Nordeste do Brasil.

Veja mais!