Publicado por Anna de Cássia

Qual a função do coração?

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo de qualquer animal. A função dele é bombear o nosso sangue, fazer com que ele circule por todo o nosso corpo através dos vasos sanguíneos, levando oxigênio, que é essencial para o funcionamento do metabolismo. Também é o coração que faz com que o oxigênio chegue ao nosso cérebro, e sem ele nós morreríamos, pois o cérebro não funciona sem oxigênio.

O coração

Foto: Reprodução

Onde fica o coração dentro do corpo?

O coração do ser humano de localiza dentro de um conjunto de costelas, que é chamado de caixa torácica. Ele fica entre os dois pulmões, posicionado entre o centro e o lado esquerdo do peito.

Características do coração

As pareces do coração são formadas por músculos, e são esses músculos que são responsáveis por fazê-lo bater. É importante lembrar que os músculos do coração são involuntários, ou seja, nós não conseguimos controlar como fazemos com os outros músculos do braço e da perna. Não conseguimos fazer o coração parar de bater quando nós quisermos, ele é involuntário, não depende da nossa vontade.

O tamanho do coração é igual ao tamanho de um punho fechado, ele é oco por dentro para que o sangue possa passar por dentro dele, e possui quatro divisões, que são como paredes que dividem ele por dentro em quatro pedaços:

  • Átrio direito
  • Átrio esquerdo
  • Ventrículo direito
  • Ventrículo esquerdo

A circulação sanguínea

Quando o coração bate ele está bombeando o nosso sangue, fazendo com que ele corra pelas veias. O sangue faz dois trajetos, um pequeno que é chamado de circulação pulmonar, e um maior que é chamado de circulação sistêmica.

Na circulação pulmonar o sangue sai do coração pelo ventrículo direito e vai para o pulmão. Esse sangue está cheio de gás carbônico, então ele libera esse gás no pulmão (para ser liberado na nossa respiração) e absorve o oxigênio que estava dentro do pulmão. Então ele volta para o coração pelo átrio esquerdo.

Na circulação sistêmica, o sangue cheio de oxigênio que acabou de chegar no coração sai pelo ventrículo esquerdo e circula por todo o corpo, deixando oxigênio e recolhendo gás carbônico das células.

Então depois ele volta para o coração e entra pelo átrio direito. A partir daí ele será bombeado novamente para o pulmão, onde irá liberar o gás carbônico e absorver o oxigênio, dando início a todo o ciclo novamente.

Veja mais!