Curiosidades

O Dia de Nossa Senhora da Conceição

O dia da Imaculada Conceição é celebrado no oitavo dia do mês de dezembro de todos os anos. A data é celebrada desde 1854, quando o Papa Pio IX definiu oficialmente o dogma da Santa e Imaculada Concepção de Maria.

De acordo com a crença católica, Maria, mãe de Jesus, teria nascido sem o pecado original. Por isso, o título “imaculada” Conceição, ou seja, sem mácula, sem mancha.

Mas, não foi sempre assim. De acordo com artigo da Canção Nova, em 1304, o Papa Bento XI se reuniu em Paris com doutores em teologia para discutirem questões relacionadas à Nossa Senhora da Conceição. Até então, a virgem Maria não era considerada como imaculada.

O dia de Nossa Senhora da Conceição

O dia de nossa Senhora da Conceição passou a ser comemorado no dia em que foi definido o dogma da Santa e Imaculada

O dia é celebrado com missas, procissões, novenas e quermesses (Foto: depositphotos)

Porém, graças aos esforços dessa comissão, a igreja começou a formular o dogma. “Era sumamente conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois a Santíssima Virgem era destinada a ser mãe do seu Filho. Isso é possível para a Onipotência de Deus, portanto, o Senhor, de fato, a preservou, antecipando-lhe os frutos da redenção de Cristo”, afirma a comunidade católica.

Dogma instaurado

Essa discussão se estendeu por anos e somente mais de 500 anos depois é que o dogma foi oficialmente instaurado. O documento do Papa Pio IX afirmava: “em honra da Trindade (…) declaramos a doutrina que afirma que a Virgem Maria, desde a sua concepção, pela graça de Deus todo poderoso, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Salvador do homem, foi preservada imune da mancha do pecado original. Essa verdade foi-nos revelada por Deus e, portanto, deve ser solidamente crida pelos fiéis”.

Nossa Senhora da Conceição é considerada também como a rainha de todos os outros santos e, por conseguinte, sua mãe Ana, também foi considerada santa.

Veja também: 13 de junho: Dia de Santo Antônio [1]

Para chegar a tal conclusão, a Igreja Católica Apostólica Romana se baseou em diversos trechos bíblicos. Um deles é um texto original de Gêneses no capítulo 3, versículo 15, o qual afirma: “eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela, assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar à luz o Cristo, que reconciliaria o homem com Deus”.

Aparição da Virgem Maria

Além disso, a Virgem Maria em aparição de 1858, em Lourdes, Portugal, apresentou-se da seguinte forma aos pastorezinhos: “Eu Sou a Imaculada Conceição”. O que a Igreja Católica ressalta ser uma confirmação do dogma aprovado pela igreja apenas quatro anos antes.

Celebração do dia de Nossa Senhora da Conceição

A programação do Dia de Nossa Senhora da Conceição em todo o mundo inclui celebrações de missas, terços, procissão e quermesse. O dia 8 de dezembro também é precedido de novenas, que como o próprio nome já diz, começa nove dias antes.

Oração oficial da Virgem Maria

Se você quer celebrar o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição em 8 de dezembro, aprenda a oração oficial da Rainha dos Santos:

“Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal
e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós”.

Veja também: Quem foi São Francisco de Assis? Conheça sua história e missão religiosa [2]