Publicado por Débora Silva

No Brasil, comemora-se o Dia do Jornalista em 7 abril. A data serve para homenagear o trabalho dos profissionais responsáveis por apurar os fatos e levar as informações para as pessoas, seja na rádio, na televisão, nos jornais impressos ou na internet.

O Dia do Jornalista foi instituído em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró (ou Dr. João Batista Líbero Badaró), que morreu assassinado por inimigos políticos.

Origem do Dia do Jornalista

O Dia do Jornalista é comemorado em 7 de abril em homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, assassinado por inimigos políticos em São Paulo, no dia 22 de novembro de 1830.

O Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril

Foto: depositphotos

Líbero Badaró foi uma personalidade importante na luta pela Independência do Brasil, e a sua morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831.

Giovanni Battista Líbero Badaró, mais conhecido por Líbero Badaró, era um oposicionista ao imperador D. Pedro I, defensor da liberdade de imprensa e responsável pela criação do jornal independente Observatório Constitucional, que abordava temas políticos encobertos pelo monarca.

A morte do médico e jornalista é apontada como uma forte causa para o agravamento da crise que já se instaurara no império de D. Pedro I. Após o assassinato de Badaró, houve um movimento popular que levou D. Pedro I a abdicar do trono, no dia 7 de abril de 1831, deixando o lugar para seu filho D. Pedro II, que na época tinha apenas 14 anos de idade. Tal fato levou a escolha da data para marcar a fundação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1908, por Gustavo de Lacerda, com o objetivo de assegurar todos os direitos aos jornalistas e legitimar sua profissão.

Nas comemorações de um século da abdicação de D. Pedro I, em 1931, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) instituiu o Dia do Jornalista no dia 7 de abril.

Outras datas comemorativas

No Brasil, o dia 7 de abril é oficialmente o Dia do Jornalista, no entanto, existem outros dias que também prestam homenagem a esse profissional. Algumas das principais datas são as seguintes:

  • 29 de janeiro: data da morte do jornalista e abolicionista José do Patrocínio;
  • 16 de fevereiro: Dia do Repórter;
  • 03 de maio: Dia da Liberdade de Imprensa. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993.

Veja mais!