Publicado por Pollyana Batista

O Dia dos Mortos ou de Finados acontece no dia 2 de novembro de todos os anos. Como o próprio nome já diz, a data é utilizada para relembrar os entes queridos que não estão mais nesse mundo.

Alguns historiadores acreditam que a data surgiu no México, pois o país sempre realizou entre o dia 31 de outubro e 2 de novembro um festival que homenageia os mortos.

O que sabemos de certeza é que a data foi adotada pela Igreja Católica e não demorou muito para ser celebrada no mundo inteiro. A data acontece um dia depois do dia 1º de novembro, o Dia de Todos os Santos, outra comemoração católica.

História da tradição do Dia de Finados, 2 de novembro

Nessa data as pessoas levam velas e flores para os jazigos dos entes queridos já falecidos

A data é comemorada todos os anos no dia 2 de novembro (Foto: depositphotos)

A explicação da Igreja Católica é outra. Para ela, o Dia de Finados teve início em 998 depois de Cristo. Um santo chamado Odilon, que vivia na França, teria pedido que nesse dia todos os fiéis e companheiros de monastério rezassem para os mortos, conhecidos e desconhecidos.

Essa tradição foi incorporada oficialmente ao calendário romano 400 anos depois. No século 15, os padres começaram a celebrar missas para relembrar os mortos no dia 2 de novembro. Em 1920, a Igreja estipulou que por dia fossem celebradas três missas: uma pelo celebrante, outra pelas almas do purgatório e outra pelo papa.

Atualmente as intenções mudaram, pois as missas são celebradas pelas almas dos mortos do mundo inteiro, além das pessoas que colocam o nome dos entes queridos na lista antes das missas do dia 2 de novembro.

Veja também: Descubra quais são os países com mais feriados. Confira Ranking

Visita ao cemitério

Culturalmente, as pessoas costumam ir ao cemitério e depositar flores, velas e homenagens aos seus queridos que partiram. Conheça agora algumas orações para os pedir pelos mortos.

Orações para os mortos

1. Oração pelos falecidos 1

Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por ……… (nome do falecido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele, tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência. Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressuscitá-lo com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém
Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Amém (ao término, reze um pai nosso e uma ave maria).

2. Oração pelos falecidos 2

Ó Deus, que pela morte e Ressurreição de vosso Filho Jesus Cristo nos revelastes o enigma da morte, acalmastes nossas angústias e fizestes florescer a semente da eternidade que vós mesmo plantastes em nós:
Concedei aos vossos filhos e filhas já falecidos a paz definitiva da vossa presença.
Enxugai as lágrimas dos nossos olhos e dai-nos a todos a alegria da esperança na Ressurreição prometida.
Isto vos pedimos, por Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Que todos aqueles que buscaram o Senhor com o coração sincero e que morreram na esperança da Ressurreição descansem em paz.
Amém. (reze um pai nosso e uma ave maria).

A origem do Dia das Bruxas (Halloween)

Veja mais!